Não ter contato diário com profissionais da área, por não ter uma rotina de
trabalho em uma empresa, pode ser um dos principais empecilhos para um
freelancer conseguir e divulgar o seu trabalho. Na opinião da consultora de RH
(recursos humanos) e diretora-executiva da Clarz Management, Luciana Botelho,
uma forma de driblar esta situação é tentar aumentar o networking. Uma das
maneiras de se fazer isso é firmando parcerias com faculdades.
"Geralmente, as faculdades organizam as semanas das profissões, nas quais vários
profissionais promovem palestra mostrando as tendências de determinada área. Um
freelancer pode tentar entrar em contato com a universidade e se oferecer como
palestrante, mesmo que não ganhe renumeração para isto. Ao participar destes
eventos, ele consegue ganhar visibilidade, credibilidade no mercado e também
pode aumentar os seus contatos sociais".
Outra forma do freelancer divulgar o seu trabalho segundo a consultora é
escrevendo artigos. "O profissional precisa ter uma visão global do seu mercado
de atuação, mas também deve procurar uma especialização em determinado segmento
para ter um diferencial competitivo. Ao ter o domínio de um tema, ele pode
escrever um artigo e divulgá-lo na internet, por exemplo".
Internet
Já o gerente consultivo do Grupo Soma, Paulo Ishimaru, aponta que uma boa
alternativa para o profissional divulgar o seu trabalho é utilizando a internet.
"O profissional pode criar um blog, participar de sites de relacionamento e de
grupos de discussão sobre a sua área de atuação".
Entretanto, Luciana ressalta que, ao participar de sites de relacionamento ou
outros tipos de redes sociais, a pessoa precisa tomar cuidado para não se
comprometer profissionalmente. "Participar de comunidades como odeio acordar
cedo e não gosto de trabalhar no fim de semana pode comprometer a
imagem profissional, por isso é bom evitar colocá-las nos perfis".
Eventos
Além disso, Ishimaru destacou que a participação em feiras e eventos na área de
atuação do freelancer pode trazer benefícios. "Ao participar destes eventos, o
profissional tem contato com outros colegas da mesma área, logo ele pode ter uma
referência dos preços que estão sendo cobrados no mercado, além de ampliar sua
rede de contatos e fazer networking. Afinal, grande parte dos freelancers
conseguem serviços porque foram indicados por alguém".
Um outro benefício na participação destes eventos é que o profissional pode
reciclar o seu conhecimento. "Buscar cursos de especialização e se reciclar por
meio de eventos e palestras é fundamental para ser um freelancer reconhecido",
finaliza Ishimaru.