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Carreira / Emprego - Competências indispensáveis para o novo profissional 

Data: 08/12/2008

 
 

Muita coisa tem se comentado sobre o perfil do novo profissional e as exigências do mercado de trabalho como: conhecimento de sistemas gerenciais, línguas estrangeiras, habilidades em informática, conhecimentos específicos, etc.
 
Mas o que não podemos deixar de lembrar é que algumas habilidades que pareciam ser básicas, ou que obrigatoriamente tinham que fazer parte do “Kit de Primeiras Necessidades” de qualquer profissional estão sendo negligenciadas, ou pouco valorizadas.
 
É claro que toda organização ou área de mercado tem as suas necessidades específicas quanto ao perfil profissional ideal e as habilidades citadas no parágrafo inicial são bastante importantes. Porém  não temos como negar que coisas essenciais como: Falar, Ouvir, Ler e Escrever são cada vez mais indispensáveis em um cenário onde o relacionamento com o cliente é o grande diferencial.
 
Não me refiro ao falar e ouvir no sentido físico da palavra, mas sim no sentido de “comunicar”, pois existem muitas pessoas com necessidades especiais de audição e/ou fala que estão se comunicando melhor do que outros que não as tem, pois se concentram na comunicação, empenhando toda atenção, reflexão, expressão corporal e outros detalhes que o momento exige.
 
Da mesma forma existe muita gente escrevendo sem a preocupação com aquele que lê, ou lendo sem a preocupação de entender o que está escrito.
 
Acompanhando o trabalho de várias organizações, tendo contato com pessoas em nossas palestras e treinamentos pelo Brasil, sendo atendido em lojas, hotéis, restaurantes, etc, percebemos que com as devidas exceções a qualidade do “falar, ler, escrever e ouvir” estão em níveis críticos.
 
Falar Bem: Sabemos que a qualidade, preço, garantia e características técnicas entre os produtos de uma mesma classe econômica estão cada vez mais padronizados. Neste cenário o diferencial acaba sendo o serviço, o atendimento e o relacionamento com o cliente.
 
Fraca argumentação sobre questionamentos, vocabulário limitado, pronúncia errada, falta de atitude e má vontade no falar acabam por comprometer o atendimento, a imagem do profissional e da empresa que ele representa.
 
Falar bem não é jogar ao vento um amontoado de palavras desconexas ou rebuscadas e sim utilizar um vocabulário correto e de fácil entendimento para o interlocutor.
 
Ouvir Bem: Saber ouvir é a chave do bom relacionamento, das vendas, do processo de liderança e de muitas outras questões ligadas ao sucesso profissional. Muita gente escuta, mas poucos ouvem, pois ouvir bem está relacionado a nossa atitude e disponibilidade em prestar atenção no outro, desarmados de nossos pré-conceitos, imbuídos em entender, compreender os detalhes muitas vezes não óbvios da comunicação.
 
Aquele que têm pressa escuta pela metade, responde o que não foi perguntado, explica pela metade e se comunica pela metade.
 
Ler Bem: Talvez ler seja um dos melhores exercícios para os neurônios e também uma atividade de muita importância para a aquisição de cultura específica ou geral. Além disso o “ler bem” é a capacidade de compreensão do que muitas vezes está escrito nas entrelinhas, é a interpretação da mensagem.
 
Estamos na era da informação, com a internet a disponibilidade e a quantidade de informações se multiplica diariamente. Ler bem também significa buscar a informação certa, sabendo como filtrá-la.
 
Escrever Bem:
Se o “ler” nos traz cultura, o “escrever” é uma forma de expressar nosso conhecimento.
 
Encaminhando um e-mail para um cliente, formatando um projeto, colocando uma idéia no papel, etc, a maneira como escrevemos faz parte de nossa imagem profissional. Conhecer a língua portuguesa, escrever de forma correta obedecendo regras gramaticais, demonstra profissionalismo, qualidade e eficiência.
 
Além do mais, a falta de tempo tem sido uma das preocupações de muitas pessoas. Por isto é necessário que saibamos escrever de forma clara, eficaz e de preferência tendo a preocupação com o tempo daquele que irá ler a informação.
 
Da mesma forma que temos que convencer quando nos comunicamos verbalmente, devemos convencer quando o fazemos através da linguagem escrita.
 
Talvez este artigo seja um tanto quanto óbvio, pois sabemos que é preciso falar, ouvir, ler e escrever bem, mas precisamos levar esta necessidade mais a sério e entender que para transformarmos estas informações em habilidades devemos praticá-las com afinco.
 
Afine-se para o sucesso, fale, ouça, leia e escreva bem!



 
Referência: portalbrasil.net
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