Vendas - 8 técnicas para explorar o potencial de compra do cliente
- Analise – Perceba o vestuário, gestos, tom de voz e a “tribo” que
o cliente faz parte. Os sinais que ele emite são fontes de dados e
devem ser usados sempre a seu favor. Aja com coerência e,
principalmente, congruência.
- Sinta-se na pele do cliente – Isso poderá complementar, combinar
e até surpreender o consumidor em relação ao que ele está
pedindo. Abuse da sincronia de raciocínio entre vocês.
- Faça o cliente se sentir único – Jamais use o apelo “todo mundo
está comprando”.
- Deixe clara a intenção de fazer a diferença – Trabalhe como um
verdadeiro aliado do consumidor. Caso a intenção de “empurrar”
um bem ou serviço ficar evidente, a venda será perdida.
- Faça uma pausa – Dê tempo para o cliente “absorver” os
benefícios do primeiro ou segundo bem ou serviço. Jamais
“atropele” o raciocínio e ritmo dele.
- Descubra quantas são as interfaces do processo de vendas –
No comércio, por exemplo, são desde a vitrine, abordagem, venda,
atendimento até o pagamento no caixa. Qual é a gama de
produtos e serviços agregados que podem ser ofertados nesse
ciclo?
- Deixe o cliente “degustar” o sonho de adquirir um bem ou serviço
– Use o argumento do preço e condições de pagamento (cartão,
parcelamento) somente no fim da venda.
- Invista em uma relação duradoura – Tão importante quanto
vender mais em uma abordagem é se certificar de que o cliente irá
retornar em breve.
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