Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Imóveis - Dicas para uma iluminação adequada 

Data: 12/09/2008

 
 
Criar boas condições para a visão humana em um ambiente laborativo é necessário para obtenção de bons resultados.

Sem uma boa iluminação, uma pessoa não consegue ter o máximo de aproveitamento da sua capacidade e ainda corre o risco de prejudicar a visão por conta de esforços desnecessários.

Pensando nisso, Cláudia Capello, arquiteta com mais de oito anos de experiência no mercado de iluminação, preparou sete dicas, que costuma adotar ao elaborar projetos luminotécnicos:

 
  • Quantidade de luz: o local deve possuir um nível de iluminância (lux) que esteja de acordo com as regras dadas pela Norma de Iluminação NBR 5413 - padrão que regula no Brasil a utilização dos níveis de luz. Fora desses padrões, a iluminação pode causar danos a visão.
     
  • Uniformidade: não adianta uma norma para quantidade de luz ideal, se ela não estiver bem distribuída. Esse é um critério indispensável para qualquer tipo de iluminação.
     
  • Ofuscamento: evite-o, pois ele não é inofensivo à qualidade de vida em um ambiente de trabalho. Uma pessoa que trabalha com muitos reflexos na tela do computador, por exemplo, terá mais chances de ficar estressada, além de ter de realizar mais esforço visual para executar suas tarefas.
     
  • Flexibilidade: lâmpadas de tarefa, aquelas que estão próximas ao local onde é realizado o serviço, precisam ser móveis e versáteis, já que o layout dos escritórios e salas de aula podem mudar.
     
  • Reprodução de cor: é importante enxergar os objetos em suas cores originais, principalmente em ambientes em que se trabalha com matérias-primas delicadas, como os alimentos, por exemplo, cujo controle de qualidade necessita de uma ótima iluminação.
     
  • Aparência da cor: nos locais de trabalho, a lâmpada deve fornecer uma luz com aparência fria - mais azulada - já que esta tende a acelerar o sistema fisiológico.

    No mercado, existe uma lâmpada que cria a sensação visual do azul de um céu limpo, o que estimula as pessoas a trabalharem com mais qualidade.
     
  • Economia de energia: como os turnos de trabalho de uma empresa duram, no mínimo, 8 horas, é necessário que se escolham lâmpadas que economizem energia. Isso gerará menos custos para a empresa e ainda ajudará na preservação do meio ambiente

    Enfim, apesar da idéia de conforto ser subjetiva, com cada pessoa idealizando e produzindo os próprios ambientes aconchegantes, ainda assim, há certos critérios que sempre são levados em conta para um bom ambiente, e a iluminação é um deles.


  •  
    Referência: InfoMoney
    Autor: Equipe InfoMoney
    Aprenda mais !!!
    Abaixo colocamos mais algumas dicas :