Carreira / Emprego - Onda de IPOs, TV digital e VoIP muda mercado para profissionais de tecnologia
É verdade que o mercado muda constantemente, mas poucos são os profissionais
que precisam se atualizar de forma tão intensa quanto os que atuam com
tecnologia. Acompanhar as demandas do mercado e o advento de ferramentas cada
vez mais modernas exige fôlego e atenção.
O professor de redes e VoIP da Fiap (Faculdade de Informática e Administração
Paulista), Almir Meira Alves, avisa que, para quem é focado na parte de
sistemas, o mercado pede muito conhecimento das boas práticas de gestão da
informação. Para tal, é necessário obter o certificado emitido pelo PMI (Project
Management Institute).
Por sua vez, para conseguir o certificado, é necessário fazer um curso
preparatório ou até mesmo um curso de pós-graduação com foco no certificado e,
depois, prestar uma prova. "O certificado é necessário porque as melhores
práticas usadas ao redor do mundo usam os parâmetros do PMI", explica.
TV digital e VoIP
O professor da Fiap diz que todo um mercado será aberto, por conta da TV
digital. "Esse mercado hoje é crescente, mas, depois, quando todas as casas
tiverem TV digital, ele será único. Ou seja, quem trabalha com televisão
analógica terá que se adaptar", analisa.
O Ginga, software que irá gerenciar as funções de interatividade na televisão
digital do Brasil, foi desenvolvido na plataforma Java. Isso significa que sairá
na frente quem dominar essa linguagem de programação, de acordo com Alves.
Outra tecnologia que está abrindo mercados é o VoIP (Voz sobre IP). "As conexões
estão cada vez mais rápidas e confiáveis. Inúmeras oportunidades virão à tona
com a comunicação via internet, principalmente graças às empresas, que procuram
baratear os custos com telefonia."
Mais tendências
A Web 2.0 criou todo um mercado pronto para ser desbravado. As redes sociais
criadas por empresas, dentro de seus portais, para facilitar a comunicação entre
os funcionários, estão em alta. Elas permitem que qualquer um publique
conteúdos, independentemente da localização, e tornam possível que uma equipe
formada por pessoas de várias nacionalidades levem um projeto adiante, sem nunca
terem se conhecido pessoalmente.
Aliás, as grandes empresas estão cada vez mais dependendo de seus profissionais
de tecnologia da informação. Isso porque as companhias com capital aberto
precisam que informações confiáveis, precisas e detalhadas estejam disponíveis
sempre.
Elas são obrigadas a seguir diretrizes de transparência, como aquelas
estabelecidas pela lei Sarbanes-Oxley (SOX), o que torna o gerente de TI um
protagonista do desempenho da empresa no mercado, na avaliação do professor da
FIAP.
Preocupações do empresário
O que também preocupa as empresas é a segurança da informação, por isso é
recomendável procurar cursos que ensinam as melhores práticas de segurança
física e lógica de dados.
Alves aposta em mais uma área, a da logística. "Trata-se de uma área crítica no
Brasil, uma vez que não há infra-estrutura para as empresas exportarem e é
preciso modernizar portos e aeroportos", opina. "O transporte de cargas, o
controle de portos, a ferramente utilizada para localizar cargas... Praticamente
tudo depende de sistemas. É aí que entra o profissional de tecnologia da
informação."
Por fim, ele recomenda um curso de marketing, que confere um diferencial a esse
profissional que atua com tecnologia. "Esses profissionais têm o conhecimento
técnico, mas não entendem de vendas. Com conhecimento de marketing, certamente,
irá entender como fazer com que o produto que ajuda a desenvolver pode chegar ao
consumidor final. Compreendendo as necessidades das pessoas, criará produtos e
soluções mais simples e atraentes", garante.
Para os próximos dois anos, diz ele, essas serão as principais tendências do
mercado, mas não é possível traçar um panorama para uma década, uma vez que as
tecnologias avançam muito rapidamente. "Essas são áreas que estão se
fortalecendo, não constituem modismos."
|