No ambiente corporativo, a comunicação é o fator essencial na hora de atingir
metas e alcançar resultados. A boa comunicação entre a equipe favorece o
andamento das atividades e o líder comunicador tende a sustentar com maior
facilidade um grupo estruturado e eficiente.Uma recente pesquisa realizada
pela sexta edição do Estudo de Benchmarking em Gestão de Projetos, desenvolvido
pelo Project Management Institute Brasil (PMI), comprovou que em 76% das
empresas pesquisadas, o problema com a comunicação é o principal motivo pelo
fracasso dos projetos. A pesquisa também aponta que fracassar em um
empreendimento é perder muito dinheiro, pois, para 46% dos empreendimentos o
investimento foi de 1 a 10 milhões de reais no setor de projetos.
Esses dados refletem um problema que, por parecer simples, quando deixado de
lado, pode se tornar o motivo da queda de uma organização. A maioria das
empresas ainda sofrem com grandes falhas na comunicação, e o problemas nem
sempre estão ligados às ferramentas utilizadas para trabalhar com os
colaboradores internos.
Muitas vezes, o modo como essa comunicação é trabalhada por seus lideres e
gestores é o principal fator que declina a qualidade da troca de informações
para otimizar o trabalho dentro de uma organização.
Lembre-se que as formas de comunicação podem ser expressivas, verbais e não
verbais e, se expressada de maneira entendível, é possível que essa troca de
informações gere um relacionamento mutuo com o próximo. Por isso, o primeiro
conceito fundamental de importância no sucesso da comunicação, ligado a
idealização de inteligência emocional, é a flexibilidade comunicativa, a
capacidade e a intenção do comunicador de entender e se adaptar ao contexto
situacional do interlocutor.
É importante lembrar que o nosso corpo também fala. A linguagem corporal é
uma ferramenta que pode deixar a troca de informações mais natural. Ouvir o
nosso corpo e as emoções que ele manifesta significa escutar um conselheiro com
uma experiência muito maior do que a razão e a lógica e não há nada de errado
com isso, pois os seres humanos são seres emocionais.
Portanto, para liderar uma equipe com sucesso, é fundamental que o líder
tenha uma comunicação eficaz, do contrário, a empresa correrá o risco de seu
planejamento não sair do papel. Sobretudo, o líder tende a exercer influência
sobre a sua equipe, e, para isso, a habilidade em comunicar e fazer-se entender
é essencial para o sucesso do grupo.
É muito importante saber e estar consciente daquilo que "tornamos comum" e de
como fazemos isso através da nossa linguagem verbal e não verbal, ou seja, a
maneira como nos comunicamos reflete o que pensamos e condiciona nosso
comportamento. Assim, ao utilizar a comunicação de forma eficaz, sua empresa
possivelmente passará longe do índice de negócios que não deram certo pela falta
de clareza em suas trocas de informações.