Você conhece alguém que tenha uma grande produtividade no trabalho estando
desmotivado? Difícil, certo? E muitas vezes a razão para o ânimo reinar no
ambiente corporativo está em uma única pessoa, aquela que possui a capacidade de
motivar toda a equipe.
Segundo o conferencista motivacional, Gilberto Wiesel, existem alguns
procedimentos no dia-a-dia que caracterizam aquelas pessoas designadas a serem
as responsáveis pela motivação da equipe.
Quem é o motivador da equipe?
Uma característica forte é o otimismo. No lugar de se apegar aos problemas, ele
foca nas possibilidades, além dos objetivos. O motivador ainda integra a equipe,
fazendo todos se sentirem parte do grupo e tem o poder da argumentação, ou seja,
faz com que o grupo realmente se convença de que determinada meta é necessária e
atingível.
Estamos tratando aqui da relação com o principal ativo de uma empresa: o capital
humano, ou a sua equipe de trabalho. Por esta razão, certamente com o tempo irá
perceber que cada funcionário é motivado de uma maneira diferente, mas que
existe muito em comum entre eles.
Não perca a chance de conseguir identificar meios que possam tornar esta relação
cada vez mais parceira. Wiesel ressalta: "cabe aos gestores das empresas
entenderem mais do ser humano para poderem alavancar a sua equipe de trabalho"
Como agir?
Elogios. Todo mundo gosta de ser elogiado, mas por mérito. Conforme lembra o
consultor, não adianta fazê-lo por obrigação, pois as pessoas perceberão.
Encontre qualidades nesta pessoa, e aí sim, honestamente, elogie seu trabalho.
Muitas vezes as pessoas perdem a direção e acabam tendo a produtividade
comprometida. Por esta razão, o motivador deve estar sempre por perto indicando
o melhor caminho, afinal, as pessoas correm atrás de sonhos e sucesso e esperam
uma ajuda para isto, que pode vir do gestor.
Infelizmente muitos funcionários tendem a ser relativamente egoístas, pensando
apenas nos seus problemas, sem tentar compreender o outro lado, o do gestor.
Sendo assim, comece mostrando a importância deste trabalhador dentro da equipe e
o que você espera dele enquanto colaborador. Depois pare e ouça os seus anseios.
Para finalizar, o consultor dá dicas para manter o clima na equipe cada vez mais
para cima. Um primeiro passo é se envolver mais emocionalmente com o
funcionário: ouça seus problemas, mantenha o clima de amizade no ar, sorria
sempre, tenha paciência e o ensine a tê-la também no dia-a-dia, saiba falar e
ouvir, convide sua família para visitar a empresa ou participar de eventos, e,
por último, aproveite tudo isto para também aprender e tirar proveito desta
relação de troca, afinal, ninguém pode dizer que é o dono da verdade sempre!