Negócios / Empreendedorismo - Marketing online: Ponto para quem?
Links patrocinados, banners publicitários, emails marketing, blogs, newsletters,
meios de comunicação social etc...etc: eis uma lista enorme de meios digitais
para propagação de uma marca. Ponto para o marketing, mais pontos ainda para
Internet, que trouxe uma infinidade de possibilidades para nósDo
departamento de tecnologia à área de marketing, a Web está em toda parte como
peça que pode ser considerada chave, porém, somente para quem quer realmente
aproveitá-la. O profissional de comunicação e marketing que não aplicar todos os
recursos disponíveis para explorar a marca, serviços e produtos da empresa em
que atua está prestes a ser “esmagado” pela geração que vai dominar o mercado.
A chamada geração Y chegou com força total e seu envolvimento com a Internet é
quase que prioritário no dia a dia. Jovens que não chegaram aos 30 anos
representam uma força de milhões de pessoas que, ocupando um espaço
completamente multidisciplinar, dão vazão à criatividade digital e passam,
inclusive, a supervisionar, “dinossauros” do marketing.
Há duas saídas: integrar-se ao meio de vez ou pedir demissão, não somente do
trabalho, mas do mundo. E, para entrarmos de vez ao que chamávamos de futuro
promissor, esses jovens, que ficarão ricos por conseqüência, constantemente
preparam funcionalidades no mundo da tecnologia, para utilizarmos a nosso favor,
tanto para evolução das companhias em que atuamos, como para nosso próprio
desempenho profissional. Quanto mais resultados, mais qualificação.
O marketing online traz o que a diretoria sempre pede: números, mensurações, ROI,
resultados. Incrivelmente, isso já é possível. Sei que muitos de nós já sabemos
disso, mas vejo que ainda falta o verdadeiro valor a essas possibilidades. Cases
com grandes empresas de ecommerce e de marcas diversas que se preocupam com a
sua reputação são aplaudidos nos principais eventos do setor.
Diante dessa realidade, cabe entendermos que podemos estar nesse mesmo local,
mas de uma outra forma: como protagonista da nossa própria história de sucesso.
Não adianta pensarmos que essas companhias, que primam pela sua identidade, são,
em sua maioria, de grande porte e conseguem investir “horrores” em ações de
comunicação. Proporcionalmente, é possível que cada um faça a sua parte e quanto
mais cedo se começar, mais à frente estará.
Aproveitar os múltiplos canais de divulgação online, entender o perfil de cada
cliente por meio da quantidade e análise de cliques, medir a audiência de cada
canal, qualificar as campanhas de forma a segmentar cada ação e analisar
estatisticamente cada retorno são aplicações totalmente acessíveis e, quando
comparadas aos investimentos off-line, com custo benefício imensurável, “ops”,
extremamente mensurável.
Mas, o mais importante, independente do meio de divulgação, é coletar o máximo
de dados possível sobre cada prospect ou cliente, através de cada ponto de
acesso que ele tem com a empresa (online ou presencial), integrando as
informações coletadas em um único banco de dados. Isso trará segurança na
próxima campanha. Imagine insistir na mesma mensagem para quem já viu e, o pior,
já adquiriu o que você mandou. Gestão, também no marketing digital, é
primordial.
A inteligência de dados está aí para ser usada. Aproveitar essa geração para
incrementar novos recursos em ações digitais, inovar na forma de buscar
retornos, personalizar, customizar e direcionar campanhas faz parte do que o
consumidor mais procura: ser tratado como único. Isso sim é o que contribui para
o que se almeja alcançar. A lição tem que ser feita primeiro dentro de casa.
Hoje, você inova, amanhã é o precursor de uma nova forma de se comunicar.
Todos os formatos de mídia se complementam, sejam eles online ou off-line. Seja
um anúncio de página inteira ou uma mala direta, um link patrocinado ou um
banner digital. O que vale é medir para definir as próximas estratégias. O meio
que mais traz o detalhe de um retorno é o correio eletrônico. Campanhas de email
marketing devem ter presença fundamental no escopo das campanhas. O argumento
para separar seu budget para isso é simples: somente por meio do email marketing
é possível enxergar QUEM e não somente QUANTOS clicaram na sua ação.
O que mais vale a pena? Pedir demissão ou marcar diversos pontos (junto com a
geração Y, claro)?
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