"Na sua carreira o conhecimento é como um litro de leite, ele tem prazo de
validade impresso na embalagem. O prazo de validade de um diploma universitário
é de menos de dois anos. Portanto, se você não substituir tudo o que sabe a cada
três anos, sua carreira irá deteriorar-se exatamente como aquele litro de leite"
(Meister). Um novo momento bate a nossa porta, nada é permanente, nem mesmo o
conhecimento. As mudanças são frequentes e profundas e exigem respostas ágeis e
um novo profissional.
Se olharmos num passado distante, os países em destaque eram os possuidores
da Terra através da colonização, um pouco mais a frente e com o advento da
Revolução Industrial a máquina passa a ser a grande riqueza. Hoje, início do
Século XXI, destacam-se a tecnologia e as convergências que advém do
conhecimento. E como o conhecimento é uma produção humana e pertence às pessoas,
estas são e serão o grande diferencial deste período.
Esse novo momento exige profundas mudanças estruturais, culturais e
essencialmente na mentalidade das pessoas e das organizações. É preciso
estimular um pensamento mais reflexivo, crítico e estratégico. É necessário ter
uma postura voltada à aprendizagem de forma continuada. Já que o cerne do
aprendizado está em potencializar a busca do conhecimento, a capacidade de
aprender a aprender.
Mas, as pessoas só se dispõem a aprender algo quando estão mobilizadas,
envolvidas por um motivo e quando percebem que este comportamento trará
benefícios para si. Portanto, é preciso que a introdução do novo desperte a
motivação, de modo que promova o desprendimento do habitual e rotineiro para a
entrega ao novo, o que significa desaprender velhos conceitos para incorporar um
novo.
Essas mudanças não são rápidas, visto que carregamos muitas crenças
enraizadas ao longo da vida. Mudar pede a imposição de uma ação, a saída da
posição de inércia e um esforço de adaptação. Exige um processo de exploração
continuada do conhecimento para então conceber e inovar. As pessoas devem
libertar-se dos paradigmas que limita as novas ideias. Deve buscar a
criatividade e a liberdade para errar. Deve haver um maior comprometimento com a
qualidade, desde o primeiro momento.
Numa era de mudanças e incertezas como a atual, fruto de uma globalização que
acabou com a segurança, onde as relações trabalhistas não estão mais sob os
pilares da estabilidade e as pessoas passam a ter mais importância nos
resultados organizacionais. Exige dos profissionais uma constante reciclagem e a
busca do autodesenvolvimento de forma que se possa superar o prazo de validade
estampado na embalagem, assim como o litro de leite. Fica aqui um convite:
avalie o seu prazo de validade e certifique se sua carreira irá deteriorar
exatamente como aquele litro de leite.