- Mais dinheiro para gastar e produtos cada vez mais baratos fazem surgir um
novo estilo de consumidor: o "experimentador", chamado em inglês de trysumer
pela agência de tendências norte-americana Trendwatching.
"Livre das algemas da rotina e da escassez, imune às propagandas e com fácil
acesso à informação, estes consumidores experimentam novos equipamentos,
serviços, sabores, autores, destinos, artistas, ou tudo o que está no mercado de
massa", explica a agência.
Realidade
De acordo com a Trendwatching, os produtos estão ficando mais baratos com
novas tecnologias que surgem. Um exemplo são os televisores, que desde 1998
diminuem em 9% os preços a cada ano, de acordo com o U.S Labor Department.
Ao invés de as pessoas apenas saírem comprando pelos preços estarem mais baratos
ou por estarem ganhando mais, elas testam para terem certeza do que levarão para
a casa num mercado de abundância de produtos e serviços. Para isso, elas alugam
antes da aquisição.
Alguns sites se especializam para os "experimentadores" e alugam itens de luxo
por alguns dias, como bolsas da moda e acessórios sofisticados
Empresas deixam experimentar
A Wal-Mart norte-americana permite a experimentação de produtos de marcas
ainda não conhecidas de, por exemplo, televisores a ferros de passar. A Nike,
por sua vez, circula em países europeus com mais de 1.000 pares de tênis em uma
van, para que corredores experimentem os modelos.
A Apple dispõe os aparelhos nas lojas de forma que os consumidores possam
testar, ou de maneira que possam descobrir novas funcionalidades, o que acontece
em lojas de eletroeletrônicos brasileiras.
Outro exemplo claro de que as empresas já notaram este novo consumidor são os
estandes montados em supermercados. Somente aqui no Brasil, marcas novas montam,
nos corredores onde o produto é exposto, pontos de experimentação, o que aumenta
a possibilidade de consumo.