Negócios / Empreendedorismo - O empreendedorismo e a globalização
Tal como foi nos tempos primitivos, quando o homem das cavernas descobriu
como moldar o barro trabalhando a argila e fabricando os primeiros utensílios de
cerâmica, a ação empreendedora do homem possibilitou-lhe intervir, transformar e
dominar o meio ambiente, criando, inovando e avançando sempre na busca de novos
patamares de produção, de melhores níveis de qualidade de vida.
Foi a manifestação e o exercício dessa ação, demonstrada por nossos
antepassados, que fez a humanidade se perpetuar. E por isso, renascer
continuamente em nosso meio. A sociedade moderna, cada vez mais urbanizada,
necessita de pessoas empreendedoras, capazes de criar empresas privadas ou
qualquer outro tipo de organização, para gerar bens e serviços destinados a
satisfazer as necessidades de uma população mundial crescente.
Quem decide criar uma empresa, especialmente nesse início do século XXI, tem
importância vital para a nossa sociedade, pois são grandes os desafios, como o
aumento da produção de alimentos, a construção de habitações, a fabricação de
medicamentos, entre outras prioridades. Superá-los, portanto, requer a ação
decisiva de empreendedores dispostos a capitanear empresas industriais,
comerciais e de serviços.
Desse modo, o empreendedor está agindo dentro de um contexto internacional muito
diferente daquele vivido pelos empresários pioneiros das primeiras décadas do
século passado. As mudanças no ambiente internacional estimulam cada vez mais a
integração econômica entre países. A formação dos blocos econômicos, por
exemplo, ampliam as fronteiras do comércio e criam zonas “multipaíses” de livre
mercado. Há também o MERCOSUL, o NAFTA, além da União Européia, que possibilitam
o trânsito facilitado de pessoas e produtos, ou seja, uma oportunidade de
expansão.
Poder competir em um mercado supranacional leva os empreendedores a disputarem
um contingente de consumidores sem os entraves alfandegários convencionais. Ao
mesmo tempo em que criam oportunidades, os megamercados fazem com que a
concorrência interna de cada país seja acirrada. Há, então, uma tendência
mundial para a abertura do comércio. A busca do livre mercado entre os povos vem
também se consolidando no cenário mundial.
Nesse contexto de economia globalizada, o desafio dos empreendedores já atuantes
e de pessoas que estão pensando em iniciar seu empreendimento agora, será
desenvolver a capacidade de criar uma empresa verdadeiramente competitiva. Os
produtos ou serviços que a empresa vai oferecer à clientela terão de ser
produzidos dentro de padrões de qualidade do mercado mundial. Os preços dos
produtos a serem cobrados dos clientes e os serviços prestados terão de ser
iguais ou melhores que aqueles oferecidos por empresas similares, atuantes em
outros países.
Referência:
lideraonline.com.br
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