É realmente difícil encontrar alguém que esteja procurando emprego e nunca
tenha aceitado um convite para comparecer a uma entrevista de seleção que fosse
pura perda de tempo. Pois é, assim como as empresas descartam candidatos
inadequados, você também deve avaliar as oportunidades de emprego antes de
aceitar os contatos. Para saber se vale a pena ir até o local marcado para a
entrevista, é preciso tentar obter o máximo de informações sobre a vaga e os
aspectos positivos devem superar as desvantagens. Baseado no que você sabe a
respeito da empresa contratante e da posição aberta, pergunte a si mesmo:
- A empresa tem as características de um lugar onde você deseja trabalhar,
pelo menos por um período?
- A cultura corporativa condiz com seus interesses e sua personalidade?
- Você se sente motivado diante dessa nova atividade?
- É uma posição que valoriza sua carreira e que desperta interesse em
você?
- Quantos dos seus mais importantes valores e princípios poderão ser
encontrados e aplicados nessa atividade?
- As responsabilidades do novo cargo representam um desafio para você?
- Vencer as exigências e os obstáculos será um processo estressante ou
satisfatório?
- A remuneração corresponde às suas expectativas?
- Se a remuneração for o principal atrativo, pense em como você se
sentiria caso ela fosse o menor dos atrativos.
- As pessoas com quem você vai trabalhar parecem agradáveis?
- As pessoas e a organização como um todo se encaixam no seu estilo de
relacionamento interpessoal e de liderança?
- Esse novo trabalho é compatível com a sua vida pessoal?
- A distância entre a empresa e a sua casa compensa o esforço?
Essas são as principais questões que você pode fazer a si mesmo antes de
aceitar uma oferta de trabalho. É claro que os fatores "necessidade financeira"
e "tempo ocioso" podem nos levar a aceitar a primeira proposta que recebermos,
mas é prudente lembrar que escolher um emprego é, antes de tudo, cuidar da
própria carreira, algo que envolve o seu futuro também. Por isso, quanto mais
refletir antes da escolha, mais estará exercitando sua capacidade de gerenciar e
planejar sua carreira profissional.