Carreira / Emprego - Você é um bom ouvinte? Característica é fundamental no ambiente de trabalho!
Quem nunca passou pela seguinte situação: em uma dinâmica em grupo, ficou tão
apreensivo com o que teria que dizer sobre si mesmo que nem prestou atenção ao
que os demais colegas disseram sobre eles? Pois saiba que ser um mau ouvinte não
é um problema só seu. Muitos profissionais do mercado de trabalho agem desta
maneira.
A atitude pode prejudicá-lo no mundo corporativo, uma vez que a comunicação
feita de maneira eficiente é essencial para o desenvolvimento das atividades no
trabalho. "Comunicar com assertividade é a base das relações bem-sucedidas, algo
que deve ser observado no cotidiano", afirmou a consultora de carreira Suyen
Miranda.
"Pense o quanto é complicado viver num ambiente no qual você não consegue ser
efetivamente compreendido. Agora, pense em viver num local onde todos
compreender o seu sistema de símbolos. Muito mais fácil", disse a consultora,
ressaltando a importância de uma comunicação clara, com bons ouvintes.
O que impede as pessoas de ouvirem?
O Prof. Menegatti, autor do livro "Talento é fazer coisas comuns de forma
extraordinária", da editora Impetus, pesquisou o que impede um profissional de
ouvir os demais. A conclusão foi: ele está esperando para falar, está cansado ou
com pressa, está pensando em outro assunto ou pensa que sabe o que o outro vai
dizer.
De acordo com ele, a grande falha para as pessoas não se tornarem boas ouvintes
vem do ensino escolar, que enfatiza o aprendizado da leitura e da escrita. "O
treinamento para ouvir vinha por forma de advertência. Ingressamos no mercado de
trabalho lendo, escrevendo bem, sendo que a necessidade do mercado hoje é três
vezes maior de bons ouvintes do que de bons escritores ou leitores", diz
Menegatti no livro.
Dada a importância de aprender a ouvir, o professor indica algumas técnicas para
ser um bom ouvinte:
- Manter um bom contato visual, acenando com a cabeça sempre que possível;
- Prestar atenção não só ao que é dito, mas também em como é dito;
- Interpretar o que as mensagens não verbais querem dizer;
- Fazer um resumo do que ouvimos, para checar se entendeu a mensagem
corretamente.
|