Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Negócios / Empreendedorismo - Vença seu Medo de Empreender 

Data: 30/05/2007

 
 
Muitas pessoas podem ter uma boa idéia para um negócio, e o conhecimento necessário para executá-lo, mas ficam paralisadas pelo medo e nunca tomam uma atitude.

Se isso acontece com você, não se preocupe, já que esta sensação é completamente normal. Empreender significa sair de sua zona de conforto, encarar riscos e novos desafios e mudar completamente sua forma de trabalho e seu dia a dia. Estes fatores são difíceis para qualquer ser humano, especialmente aqueles que ainda não começaram um negócio próprio.

4 tipos de medo que afeta o candidato a empreendedor:

  1. Medo de parecer ridículo: se você acha que não saberá fazer as coisas direito e passará por uma situação embaraçosa com o primeiro cliente que aparecer.
  2. Medo de perder as calças: se você pensa que todo seu dinheiro poderá ser perdido neste negócio e você e sua família passarão por dificuldades.
  3. Medo de parecer arrogante: quando você acredita que os outros o verão como uma pessoa que não tem o conhecimento necessário e está dizendo ser mais do que realmente é.
  4. Medo de descobrirem sua incompetência: quando os clientes chegarem à conclusão de que você é ignorante, inexperiente e sem talento.

Ela fala também sobre 3 desculpas comuns para não se começar a empreender:

  1. Vou fazer somente mais um curso, e daí certamente me sentirei pronto para começar meu negócio.
  2. Vou trabalhar para uma empresa mais, assim ganharei experiência para empreender.
  3. Vou começar na próxima semana (ou no próximo mês, ou quando meus filhos se formarem), já que agora não tenho tempo e recursos suficientes.
  4. Talvez você se identificou com estes medos e desculpas, o que é natural. Pelo menos agora sabe que não está sozinho!

Não existe uma técnica milagrosa para vencer os medos e começar seu negócio com energia. No entanto, como estou desenvolvendo um portal de internet que será lançado em poucos meses, posso dar algumas dicas que podem lhe ajudar a superar estas dificuldades.

Primeiro: concentre-se no que sabe fazer e terceirize o resto. Não tente fazer sozinho o que está fora de seu conhecimento. Em meu caso, estou desenvolvendo o portal e criando a marca com uma empresa especializada e com experiência, já que como webdesigner sou um ótimo gerente de projetos. Ao terceirizar as atividades que não são seu forte, você ganhará confiança em seu negócio e poderá focar sua energia no que sabe fazer melhor e no crescimento do empreendimento.

Segundo: avalie bem suas possibilidades financeiras e sua aversão ao risco. Se você tem um perfil mais conservador, não vale a pena começar um negócio que poderá consumir grande parte de seu patrimônio no início, já que o medo o levará a tomar decisões erradas e será um fator de fracasso.

Terceiro: na dúvida, comece devagar. Você pode tomar os primeiros passos com poucos clientes, e sem deixar seu emprego atual. No entanto, não confunda isto com fazer algo medíocre. Você pode fazer pouco, mas faça-o com excelência, já que isto será a base para o futuro crescimento do negócio.

Finalmente: pense grande. Mesmo que você não tenha como investir de imediato para atingir todos seus sonhos para o negócio, deve ter uma visão ambiciosa de onde quer chegar, e qual o caminho para chegar lá. Se você achar que seu negócio não poderá crescer muito, suas ações serão direcionadas a que isso aconteça.



 
Referência: Administradores.com.br
Autor: Edilson Silva
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Entrevista de empregoO que não deve ser feito por quem conduz entrevista de seleção
Carreira / EmpregoO celular tocou, e agora? Veja quais são as regras para o uso do aparelho no trabalho
Impostos / TributosIPVA: entenda a cobrança e prepare-se para este gasto
AposentadoriaPrevidência Privada: o que levar em consideração na escolha do seu plano?
Ações / Bolsa de ValoresInvestindo em ações: analise a qualidade da empresa antes de aplicar seu dinheiro
Carreira / EmpregoErrou no trabalho? Saiba como agir nesta situação!
Carreira / EmpregoPsicóloga aponta tipos de pressão no trabalho e como afetam a criatividade
Defenda-seFraudes: Os falsos sites dos bancos e as promoções via e-mail (phishing)
Modelos de documentosCumprimentos por resultados comerciais
Dívidas / Endividado ?O que pagar primeiro quando a situação apertar?