Sugerir novas ideias e procedimentos é uma das atitudes mais apreciadas pelas
empresas. Contudo, nem sempre é possível ter ideias interessantes e inovadoras
e, nestas horas, ao dar o feedback, o líder deve ter um cuidado especial para
não desmotivar a equipe ou o funcionário.
“O feedback é sempre uma situação sensível, pois envolve transparência das
duas partes (…) Contudo, existem diversas formas de dar um feedback negativo sem
frustrar ou desmotivar o profissional”, diz o CEO do Grupo Soma Desenvolvimento
Corporativo, Antonio Carminhato Júnior.
O que fazer?
Ao receber uma sugestão inadequada, a primeira postura, diz o especialista,
deve ser a de agradecimento pela proposta, mostrando que sugestões são bem
vindas.
Depois, diz ele, cabe ao líder analisar a ideia, tentando entendê-la antes de
descartá-la, mesmo que em um primeiro momento ela pareça repetitiva ou ruim.
A gerente de projetos do Grupo Foco, Tatiana Penteado, concorda, ressaltando
que, se for possível, o líder pode junto com o subordinado tentar adequar ou
incrementar a sugestão para que possa ser aplicada.
Caso contrário, diz ela, é preciso expor para o profissional os motivos da
recusa da proposta. “Ele deve expor os pontos negativos para o liderado, mas, ao
mesmo tempo, continuar incentivando a contribuição”, argumenta Tatiana.
O que não fazer?
Dentre as atitudes que podem levar à desmotivação, e, portanto, devem ser
evitadas pelos líderes na hora de refutar uma ideia, estão o feedback seco e
imediato, a recusa da ideia sem análise prévia, ou mesmo a falta de retorno.
Além disso, completa Tatiana, os líderes, ao fazerem uma crítica pontual a um
funcionário, não devem fazê-lo na frente de todos os membros da equipe, para não
constranger o profissional.
“Se tiver a possibilidade de um feedback individual, é melhor conversar
individualmente para não constranger e desmotivar o profissional”.