Antes de viajar, é importante pesquisar a empresa pela qual você pretende
contratar o serviço, pois ao contratar empresas piratas o turista não terá a
quem recorrer ou responsabilizar em caso de quebra de contato.
Para evitar a atuação de empresas irregulares, o Ministério do Turismo criou
Cadastur (Cadastro Nacional de Prestadores de Serviços Turísticos). Com esse
cadastro, as agências operadoras, meios de hospedagem, transportadoras,
acampamentos, parques temáticos e guias são obrigados a fazer o registro, que
confirma que a empresa existe e está em dia com suas obrigações legais na data
de certificação.
Então, para garantir a tranquilidade na sua viagem verifique se o prestador
de serviços turísticos está regularmente cadastrado junto ao Ministério do
Turismo por meio do site www.cadastur.turismo.gov.br.
Cuidado
É importante lembrar que não são todos os prestadores de serviços turísticos
que precisam estar cadastrados no Cadastur. Para alguns, o cadastro é opcional.
Nestes casos, é importante que você se certifique de que ele esteja ao menos
formalizado.
Confira os setes tipos de serviços que são obrigados a realizar o cadastro:
- Agência de Turismo
- Meio de Hospedagem
- Transportadora Turística
- Guia do Turismo
- Organizadora de Eventos
- Acampamento Turístico
- Parque Temático
Vale consultar também amigos e familiares que já tenham utilizado o serviço
para saber se a empresa ou profissional prestou o serviço de forma satisfatória.
Seus Direitosbr>
Em caso de problemas na prestação de qualquer serviço turístico, procure o
Procon (Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor) para fazer a reclamação.
Para isso tenha sempre em mãos os comprovantes dos serviços turísticos
contratados. Valem anúncios de jornais, de internet, vouchers, entre outros
comprovantes.