Aliada à competência técnica, o clima organizacional é fundamental
para a produtividade de uma equipe.
Recentemente prestei consultoria a uma empresa na cidade de Belo Horizonte,
que, apesar de ser uma organização extremamente eficiente do ponto de vista da
qualidade de seus produtos e do gerenciamento administrativo, está passando por
uma grave crise interna que poderá, inclusive, comprometer sua sobrevivência. O
ponto chave de sua crise é o “Clima Organizacional”. Se as
coisas acontecem de maneira adequada no processo de fabricação e entrega dos
produtos, então não há problema algum. Mas quando ocorre qualquer problema, esta
organização é absolutamente incapaz de gerencias os conflitos gerados por este
problema, tanto entre os funcionários, como com os clientes.
Esta administração tem grande dificuldade de comunicação e relacionamento
interpessoal com o pessoal de produção. A equipe de vendas tem dificuldade de
gerenciar os conflitos com os clientes, tornando uma situação simples em um
conflito sério. Não há espírito de equipe, e a motivação é baixa, principalmente
quando as coisas dão errado. Resultado, a empresa vivencia uma situação caótica
toda vez que ocorre uma “não conformidade” na entrega de seus produtos.
A poucos dias fui convidado para ministrar uma palestra sobre Inteligência
Emocional para uma grande organização na cidade de São Paulo, num evento interno
desta empresa. Foi interessante perceber o quanto desperta interesse este tema
para as organizações e para os profissionais de sucesso. Fiquei feliz em saber
que cada vez mais as empresas estão percebendo a importância de desenvolver um
clima organizacional adequado e melhorar a inteligência emocional de seus
colaboradores.
Atualmente, as empresas de sucesso já perceberam a importância de ter, em
seus quadros, profissionais com habilidades comportamentais que vão além das
competências técnicas. Sabem que treinar um jovem profissional em conhecimentos
técnicos é tarefa relativamente simples, bastando muitas vezes alguns cursos de
aperfeiçoamento ou uma pós-graduação. No entanto, encontrar profissionais que
tenham perfil empreendedor, sejam bons comunicadores, tenham atitude de
vencedores e saibam superar desafios é bem mais complicado.
É comum encontrar, profissionais que apesar de serem extremamente competentes
do ponto de vista técnico, encontram grandes resistências nas organizações em
que trabalham e também por parte dos clientes. Estes demonstram ter baixa
Inteligência Emocional, refletida em sua incapacidade de trabalhar em equipe,
dificuldade de comunicação, mau humor freqüente, entre outras limitações
comportamentais.
Inteligência Emocional é Fator de SucessoSegundo estudos realizados
pelo psicólogo Daniel Goleman, autor do livro “A Inteligência Emocional”,
(Editora Campus/Elsevier, 1995), 90% da diferença entre as pessoas que obtém
grande sucesso pessoal e profissional, e aquelas com desempenho apenas mediano,
se deve a fatores relacionados a competências comportamentais, mais do que às
habilidades aprendidas na escola.
O conjunto destas competências é o que podemos chamar de Inteligência
Emocional. Elas têm cinco componentes principais:
- Auto-percepção – que é a capacidade das pessoas
conhecerem a si próprias, em termos de seus comportamentos frente às
situações de sua vida social e profissional, além do relacionamento consigo
mesmo.
- Autocontrole – ou capacidade de gerir as próprias
emoções, seu estado de espírito e seu bom humor.
- Auto-motivação – capacidade de motivar a si mesmo, e
realizar as tarefas e ações necessárias para alcançar seus objetivos,
independente das circunstâncias.
- Empatia – habilidade de comunicação interpessoal de
forma espontânea e não verbal, e de harmonizar-se com as pessoas.
- Práticas sociais – capacidade de relacionamento
interpessoal e de trabalho em equipe.
Com o objetivo de ajudar profissionais a melhorar seu desempenho, vamos
apresentar sete competências que são essenciais e poderão determinar o sucesso
no desempenho de suas funções, são elas:
1ª Competência Essencial - atitude profissional positiva e empreendedora
A vida de todo profissional é recheada de momentos difíceis, desafios,
pressões de todos os lados. O sucesso é o troféu a ser conquistado, e para
trilhar o caminho que nos leva ao sucesso, precisamos estar sempre motivados.
Mas como nos manter motivados, pessoal e profissionalmente, a despeito de todos
os contratempos, dificuldades e pressões de nossa vida cotidiana?
- Primeiro é preciso ter paixão pela profissão que abraçou. Segundo o
Guru de marketing, Mark Albion, professor da universidade de Harvard e autor
do livro, “Making a Life, Making a Living”, que numa tradução livre
significa “tenha vida, ganhe a vida”, ele realizou uma pesquisa com 1500
profissionais que obtiveram MBA nas melhores escolas americanas, e os
acompanhou durante 20 anos. O resultado de sua pesquisa é impressionante e
mostra que aqueles que têm paixão pelo que fazem têm 50 vezes mais chances
de ter sucesso profissional.
- Em segundo lugar é preciso desenvolver a capacidade de motivar a si
próprio, mesmo diante de dificuldades e obstáculos profissionais, pois o
advogado para ter sucesso precisará assumir riscos e enfrentar dificuldades
para superar as etapas necessárias ao desenvolvimento de seu
empreendimento.
Você é um profissional Cão, ou um profissional Gato?O gato é seria
aquele profissional habilidoso, que planeja seus passos e foca seus objetivos. O
cão seria aquele profissional motivado, com atitude, capaz de defender sua
organização a todo custo. O cão se sacrifica até a morte para defender sua casa.
O Profissional cão defende sua empresa em qualquer circunstancia e atende seu
cliente, o dono, com alegria e motivação a qualquer hora do dia ou da noite. Já
o gato, apesar de inteligente e habilidoso, e extremamente acomodado, não tem
atitude, é egoísta e não se sacrifica por ninguém.
Talvez o ideal seja que as organizações pudessem contratar uma mistura dos
dois profissionais. Um profissional ao mesmo tempo inteligente e habilidoso,
como o gato, mas que tivesse atitude, raça e motivação, como o cão. Que fosse
capaz de sacrifícios pela equipe e que atendesse o cliente bem independente das
circunstâncias. No entanto, se tiver de optar por um dos profissionais, sem
duvida o profissional cão é muito mais útil a uma organização, pois ele cativa
os clientes, e dá vitalidade à empresa, ao passo que o profissional gato,
representa o interesse individual acima do coletivo, representa a acomodação.
2ª Competência Essencial – capacidade de relacionamento interpessoal e trabalho
e equipeDaniel Goleman explicou que a inteligência social é a aplicação
da inteligência emocional nas relações interpessoais, ou seja, alguém ser
socialmente inteligente significa possuir alto grau de empatia e de consciência
social. É preciso compreender os sentimentos dos outros e reagir de forma
adequada a esta compreensão. Esta inteligência tem um forte impacto na
produtividade dentro da uma organização e como fator de persuasão e
convencimento nas relações com os clientes.
3ª Competência Essencial – capacidade de persuasão e comunicação interpessoal.
A comunicação envolve muito mais do que apenas palavras. Na verdade, as palavras
representam apenas uma pequena parte de nossa forma de expressão como pessoa.
Estudos demonstram que a comunicação não verbal, aquela que se realiza através
do tom de voz e da expressão corporal, tem um impacto bem maior na influencia
que exerce nas pessoas do que as palavras utilizadas.
A persuasão é um componente específico da comunicação e visa fazer as pessoas
agirem apelando não apenas para o seu lado racional, mas também para suas
emoções.
4ª Competência Essencial – capacidade de negociação e flexibilidade pessoal.
Em geral as empresas vivem situações de conflitos causados pela própria dinâmica
do empreendimento. Por isto, destaca-se a importância que têm a habilidade de
negociação, a flexibilidade comportamental para resolver problemas de forma
adequada, levando-se em conta o interesse coletivo acima dos interesses
individuais para a solução de conflitos.
Como diz o consultor americano William Ury, fundador e diretor do curso de
Negociação da Harvard Business School, e considerado um dos maiores
especialistas do mundo no assunto, o principal atributo de um bom negociador é
ouvir o outro lado e entender quais são seus reais interesses. Esta não é uma
tarefa tão fácil, pois normalmente quando as pessoas se envolvem em uma
negociação, cada lado fica pensando apenas em seus próprios interesses e
problemas.
5ª Competência Essencial – capacidade de inovação e criatividade.A
busca constante de diferenciação profissional, a criação de novos processos de
atendimento, descoberta de novas demandas, novas necessidades não atendidas de
clientes, são fatores competitivos fundamentais para superar a concorrência. Mas
estas inovações só serão possíveis para o profissional que sistematicamente
desenvolver sua criatividade e capacidade de inovação criando continuamente
mudanças com o objetivo de atender cada vez melhor seus clientes e ocupar
espaços de mercados inexplorados.
6ª Competência Essencial – conhecimento de gestão de negócios e de tendências
sociaisAtualmente qualquer profissional para ter sucesso precisa
desenvolver a capacidade de gerir sua própria carreira, seu negocio e ser uma
pessoa atualizada do ponto de vista das situações sociais.
O profissional que não conseguir trafegar facilmente pelos caminhos da
internet estará fora dos negócios em futuro breve. Aquele que não estiver
atualizado com as tendências sociais, e em novas demandas de sua organização e
do setor que ela estiver inserida, perderá oportunidades de crescimento
profissional e estará em desvantagem com os profissionais modernos.
7ª Competência Essencial – capacidade de focar e perseguir objetivos.
Como os felinos que têm grande capacidade de planejar sua ações, focar e
perseguir objetivos, o profissional moderno precisa desenvolver esta habilidade.
Para ter sucesso, é essencial que desenvolva sua capacidade de focar objetivos
específicos, que sejam reais e desafiadores, e persegui-los com determinação e
persistência. É preciso que saiba encontrar nichos de mercados atraentes, que
saiba traçar seus planos e objetivos tanto pessoais como profissional e realizar
o planejamento necessário para alcançá-los.
Estas competências apresentadas deverão ser analisadas por cada profissional,
fazendo uma auto-avaliação honesta de sua atual condição em relação a cada uma
destas habilidades. Uma vez identificada uma falha significativa em qualquer um
destes pontos, é preciso começar um programa de desenvolvimento pessoal para
criar as condições ideais para o seu sucesso profissional.
Portanto é preciso realizar uma mudança de atitude e de foco na hora de se
preparar para enfrentar os desafios da profissão. Qualquer profissional para ser
competitivo, precisa incorporar estas sete competências essenciais, além da sua
formação técnica, como condição para obterem sucesso profissional.
“Qualquer um pode zangar-se, isso é fácil. Mas zangar-se
com a pessoa certa, na medida certa, na hora certa, pelo motivo certo e da
maneira certa não é fácil”.
Aristóteles