Seja para fechar acordos ou estreitar laços, o almoço de negócios é prática
comum entre empreendedores, embora nem todos saibam como se portar durante a
ocasião. Abusar do consumo de álcool, deixar o convidado pagar a conta, falar
sem descanso e escolher restaurantes de comidas exóticas são apenas algumas das
gafes que podem colocar tudo a perder. Por isso, se você acha que etiqueta
empresarial é sinônimo de frescura, é melhor rever seus conceitos. Com bom senso
e atitudes simples é possível causar boa impressão. Abaixo estão dez dicas para
que você se saia bem e tire de letra o encontro.
1) O convite
O ideal é propor o almoço com, no mínimo, três dias de antecedência. Quando o
convite é feito em cima da hora, as chances de não ser aceito aumentam. Ao
invés de convidar por e-mail ou por terceiros, telefone. É mais simpático. Ao
ligar, diga qual será o motivo do encontro. Pergunte também se o convidado tem
preferência por algum tipo de culinária ou alguma restrição alimentar.
2) O restaurante
Fuja de restaurantes exóticos ou que não conhece. Prefira um ambiente tranquilo
e que não seja barulhento. A localização também é importante e deve ser de fácil
acesso.
3) Chegue no horário
Saia com antecedência do escritório. Leve algo para ler, caso tenha que esperar
pelo convidado. Se isso acontecer, não demonstre impaciência. Lembre-se que seu
papel é deixar o convidado confortável.
4) Mulheres
Elas devem tomar cuidado redobrado. Ao cumprimentar o outro, beijo e abraço
estão vetados. O aconselhável é dar um aperto de mão. O visual deve ser sóbrio.
Nada de decotes generosos, saias muito curtas e maquiagem carregada.
5) Celular
Se você é do tipo que mantém o telefone 24 horas ligado, faça um esforço e
desligue-o. Não há nada mais desagradável do que falar no celular enquanto o
convidado olha com cara de paisagem. Se está esperando uma ligação importante,
avise antes para a outra pessoa. Deixe o aparelho no vibracall e jamais
coloque-o em cima da mesa.
6) Boas maneiras
Se não sabe enrolar spaghetti com a colher, não importa o quanto seja fã da
massa, peça outro prato. Assim não correrá o risco de passar por
constrangimentos como, por exemplo, derramar molho na roupa ou ter que cortar a
pasta com o garfo ou dentes. Fique atento às boas maneiras. Não fale de boca de
cheia. A ordem de uso dos talheres é de fora para dentro e o guardanapo deve
ficar no colo. Se houver algo errado com os pratos, reclame discretamente para o
maitre. Ao reconhecer um amigo, não vá até a mesa dele para conversar. Faça um
aceno ou aproxime-se quando estiver de saída.
7) Bebidas
Evite álcool. Geralmente, ele deixa as pessoas mais desinibidas e o risco de
falar bobagem aumenta. Entretanto, se o convidado quiser, por exemplo, beber um
vinho, fica feio não acompanhá-lo. Nesse caso, tome até duas taças, intercaladas
com a ingestão de água.
8) Negócios
Não fale de negócios enquanto almoçam. O ideal é tratar sobre o assunto na hora
de pedir a sobremesa ou o cafezinho. Durante o almoço, o papo deve ser leve.
Alterne a conversa e permita que o acompanhante fale. Pergunte o que ele está
lendo ou o que gosta de fazer. Não faça perguntas sobre a vida pessoal.
9) Conta
Quem convidou paga a conta . A regra serve também para as mulheres. Caso o
acompanhante peça para dividir, recuse educadamente. É deselegante fazer
comentários a respeito do valor cobrado.
10) Duração
Para não cansar o convidado, o encontro não deve ultrapassar duas horas. O
anfitrião indica o término.
E você leitor, acha bobagem se preocupar com etiqueta empresarial? Já passou
por alguma saia justa durante um almoço de negócios? Dê a sua opinião!