Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Investimentos / Fundos - Para se dar bem na bolsa, o investidor precisa ser um analista? 

Data: 08/03/2011

 
 

 Saber a hora certa de comprar e vender cada ação. Aprender a montar uma carteira diversificada, que não o exponha a um risco tão elevado, mas que garanta um rendimento acima da média. Estes são apenas alguns dos objetivos da maioria dos investidores do mercado de renda variável.

E, mesmo com o aumento considerável de pessoas físicas na Bolsa de Valores nos últimos anos, o mercado acionário ainda traz muitos questionamentos, principalmente dos pequenos investidores. Muitos se perguntam se estão aptos para começar a operar com esse tipo de ativo e se é necessário ser um “analista” para se dar bem no mercado de capitais.

Para o professor de finanças da PUC–SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), Fábio Gallo, o investidor não precisa ser um analista, mas é importante que tenha alguns conhecimentos para se enveredar pelos caminhos da renda variável.

Preparação
“Antes de começar a investir, a pessoa precisa se preparar um pouco. Costumo dizer que o segredo é investir inteligentemente e para isso, deve ter planejamento, disciplina e, ao menos, um pouco de conhecimento”, afirma Gallo.

Para ele, o ideal é começar devagar e ir aprendendo sobre o mercado aos poucos. Para isso, o investidor pode entrar nos sites das corretoras e da própria BM&FBovespa e se familiarizar com os índices e com as principais características do mercado de ações. Além disso, também é possível utilizar simuladores para aprender as técnicas de compra e venda e entender como funciona o mercado.

“Assim, você vai acompanhando as oscilações e o desempenho de cada empresa, sem correr tanto risco. Também é muito importante ler as notícias e ficar de olho em todas as informações disponíveis sobre a empresa na qual se pretende investir. Quando se sentir confortável, você começa a montar a sua carteira”, aconselha.

Detalhes
Para ter sucesso nos investimentos, o professor cita a estratégia do megainvestidor norte-americano Warren Buffet, terceiro homem mais rico do mundo segundo lista da Forbes, de analisar cada detalhe das empresas na qual pretende investir.

“É claro que o pequeno investidor não tem tanto tempo de fazer uma análise tão específica. Isso ele pode deixar para os especialistas. Mas é importante acompanhar e saber algumas informações relevantes, além de ficar sempre ligado em tudo o que sai na mídia sobre a empresa, até mesmo em veículos que não tratam apenas de economia”, diz.

Além do conhecimento, outro ponto importante para o pequeno investidor é o tempo que ele terá disponível para acompanhar seus ativos e tomar as decisões mais apropriadas de acordo com cada situação.

De acordo com Gallo, se você não tiver nenhum conhecimento e nem tempo para acompanhar os investimentos, uma alternativa é partir para um fundo de ações. “Nesse caso, é melhor deixar o dinheiro nas mãos de um especialista. Ainda assim, é preciso saber o básico para evitar problemas e investir em um fundo errado”, ressalta.

Variáveis
Segundo Gallo, existem duas variáveis principais que devem nortear as escolhas do investidor: a primeira é o tempo e a disposição que ele tem para investir e a segunda é qual a importância deste investimento para a pessoa.

“Quanto maior a importância do investimento e menor o prazo para aplicar, maior o risco daquela aplicação. E o contrário, quanto menor a importância e maior o prazo, menor o risco”, finaliza.



 
Referência: InfoMoney
Autor: Equipe InfoMoney
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Carreira / EmpregoPrática do "job rotation" visa a acabar com escassez de talentos nas empresas
Finanças pessoaisMulheres mudam consumo quando se tornam mães e passam hábitos para os filhos
Investimentos / FundosInvestimentos: o que não fazer.
Negócios / EmpreendedorismoColocando em Prática o Retorno Sobre Clientes
Negócios / EmpreendedorismoComo construir uma marca de valor
SegurançaRecebeu restituição do Leão? Veja dicas de segurança para os trâmites online
Finanças pessoaisRegime de bens: primeiro passo em favor da preservação do patrimônio
Finanças pessoaisSuas contas: livre-se da bagunça e dos gastos desnecessários!
Carreira / EmpregoÉ prejudicial para a carreira mudar constantemente de área de atuação?
Defenda-seFraudes: Cartões de Crédito Falsos, Roubados ou Clonados