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Carreira / Emprego - O que você quer da empresa? O que a empresa quer de você? 

Data: 03/05/2010

 
 

Convidado para fazer uma apresentação para um grupo de trabalhadores, sobre o mercado de trabalho, ousei mudar o foco. Em vez de preparar a tradicional apresentação, listei algumas características dos profissionais desejados pelo mercado de trabalho e optei por uma "perguntação", ou seja, provoquei os participantes no sentido de que mais perguntassem, expusessem suas dúvidas, angústias e ansiedades, que ouvissem... O resultado foi interessante.

A lista inicial continha os seguintes itens:

Primeira provocação: estimular o pensamento sobre os tipos de profissionais existentes:
1 - Aqueles que fazem as coisas acontecerem.
2 - Aqueles que acham que fazem as coisas acontecerem.
3 - Aqueles que observem as coisas acontecerem.
4 - Aqueles que se surpreendem quando as coisas acontecem.
5 - Aqueles que não sabem o que aconteceu.

O mundo gira a uma velocidade de 107 mil quilômetros por hora em torno do Sol. E em torno de si mesmo a uma velocidade de cerca de 1.700 quilômetros por hora. Na prática isso quer dizer que o mundo muda, as organizações e as pessoas mudam... Assim, onde, o que estou: Fazendo? Achando? Observando? Surpreendendo? Não sabendo? Quem pensa que tem o direito de: ficar parado; imaginar já sabe tudo; que é quase perfeito; que não precisa estudar mais, pois o que sabe e como faz está bom?

Segunda provocação:
que tipo de pessoa/profissional as organizações necessitam, desejam contratar? Quais as características?
1 - Resistentes (que tenham saúde, paciência, capacidade de suportar as pressões e cobranças de uma escola em transformação, dentro de uma sociedade/comunidade em transformação, altamente exigentes).
2 - Postura (cuidados numa reunião, gestos, palavras, confiança participação).
3 - Iniciativa (visão, integridade, comprometimento, ação e respeito).
4 - Humildade (saber questionar, se posicionar, respeitar a hierarquia).
5 - Honestidade (inspirar confiança e evidenciar o caráter).
6 - Responsabilidade (compromisso e propósito).

Terceira provocação:
as competências (Ah! As competências, sempre necessárias e referidas). Quais são as necessárias hoje?
1 - Aprender a aprender: a importância da responsabilidade pelo próprio aprendizado e também a percepção de qual é a maneira ideal de aprender novas qualificações, adquirir novas competências, aperfeiçoar ou desenvolver as que já possui.
2 - Comunicação é colaboração: comunicar-se efetivamente com os colegas de trabalho, disposição para trabalhar em equipes multidisciplinares e colaborar ativamente com os membros da equipe compartilhando as melhores práticas.
3 - Raciocínio criativo e solução de problemas: problemas todos os profissionais, pessoas tem todos os dias. Perceber e captar as conexões existentes entre a solução proposta e as demais possíveis abordagens aos problemas.
4 - Domínio tecnológico: usar as mais recentes tecnologias para se conectar com os integrantes da sua equipe (outros profissionais) e estimular desafios nas práticas.
5 - Aprendizado sobre Educação: compreender o grande quadro social e contextual em que a educação se realiza como processo dentro da sociedade, da comunidade, do sujeito, macro e micro universo.
6 - Desenvolvimento da liderança: ter e disseminar uma visão para sua equipe que seja compatível e comungue com a missão e as metas da sua organização.
7 - Autogerenciamento da carreira: ter a capacidade de gerenciar a própria carreira, identificando as qualificações e os conhecimentos necessários para melhorar seu posicionamento no ambiente de trabalho e os resultados.

Quarta provocação: quem é o profissional mais desejado pelas organizações hoje? Aquele que reúne mais de uma das características que se seguem:
1 - Inovador e tem visão (para além do campo visual).
2 - Sabe dizer não.
3 - Trabalha em equipe.
4 - É um educador.
5 - Possui poderosa habilidade de análise.
6 - É familiarizado com novas tecnologias.
7 - Maduro e responsável em seus julgamentos e suas escolhas.
8 - Consegue equilíbrio no plano mental, físico e espiritual, entre vida pessoal e profissional.



 
Referência: RH.com.br
Autor: Luiz Carlos Moreno
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