Profissionais que trabalham com atendimento ao cliente por telefone precisam
conhecer o produto que oferecem, ter domínio sobre o assunto do qual tratam e,
além disso, ter paciência, já que muitas pessoas ligam para fazer reclamações.
Além disso, de acordo com o gerente de Operações da empresa Acesso Digital,
Jairo Duarte, esses profissionais devem prestar atenção e ter agilidade durante
um atendimento, para fidelizar o cliente. "Um atendimento atencioso e rápido,
que resolve o problema com apenas uma ligação telefônica, faz toda a diferença",
diz.
"O bom atendimento é você tratar o cliente com cortesia, agilidade e resolver
o problema dele naquele momento”, afirma Duarte, cuja empresa em que trabalha
faz cerca de 800 atendimentos por mês, sendo que 95% são resolvidos em menos de
24 horas e 96% das ocorrências são resolvidas internamente.
Comunicação
Segundo Duarte, o profissional deve entender o seu papel e ser responsável
pela excelência do atendimento. Para isso, preparação é fundamental.
O profissional deve saber se comunicar com eficácia e desenvolver formas
agradáveis de relacionamento. “Nem sempre temos uma segunda chance de causar uma
boa impressão”, diz o gerente de Operações.
Atendimento
Duarte ainda afirmou que o setor sofre pressão do mercado por novidades, seja em
produtos ou serviços. Assim, muitas empresas esquecem de prestar o bom
atendimento.
"A qualidade do atendimento significa comprometimento e, quando transmite ao
seu cliente e conquista esta sinergia, você promove sentimento de bem-estar,
clima de confiança e amizade", conclui.