No mundo corporativo, os profissionais são constantemente avaliados, seja
pelos chefes, seja pelos demais membros da equipe. A avaliação é 360°, ou seja,
está sendo observada desde a entrega e relevância do seu trabalho até a forma
como você se comporta no dia a dia da empresa.
Quando o assunto é comportamento, a lista de posturas desagradáveis pode se
estender por páginas e mais páginas. Aqui, no entanto, listamos aquelas 10
atitudes que o profissional deve evitar ao máximo, de acordo com as sugestões e
conselhos do Diretor da Bazz Estratégia e Operação de RH, Celso Bazzola.
Veja 10 comportamentos mais desagradáveis no mundo corporativo
1 - Concorrência de mercado desleal – o primeiro comportamento
altamente desagradável no mundo corporativo é a tentativa de autopromoção por
meio mecanismos injustos. Exemplo dessa postura é se aproveitar de uma amizade
interna com um gestor para que suas ideias tenham prioridade em algum projeto.
Utilizar sua equipe como ferramenta de autopromoção também é visto como uma
atitude antiprofissional e facilmente identificável.
2 - Recusa em aceitar desafios - as empresas são dinâmicas, o mercado
exige pessoas competentes, interessadas e voltadas para resultados. Nesse
sentido, desafios serão constantemente propostos e não aceitá-los é confirmar
que você não tem interesse no sucesso da empresa.
Bazzola lembra que o pensamento ‘eu não fui contratado e não ganho para isso’
nem sempre é válido. Fazer parte de um projeto novo, mesmo que tenha de
trabalhar mais, sem que haja inicialmente um retorno financeiro, pode trazer
muitas outras recompensas, sobretudo no que diz respeito ao aprendizado e à
experiência.
3 - Denegrir colegas de trabalho – ponto inquestionável, quando o
assunto é comportamento desagradável no mundo corporativo. Falar mal de colegas
de trabalho tem implicações tão profundas que pode até motivar acusações de
assédio moral.
Denegrir a imagem de outros colaboradores mostra imaturidade e comportamento
antiprofissinal, comenta Bazzola.
4 – Individualismo – existem dois tipos de individualistas: aqueles
que são assim, pois têm problemas em dividir tarefas, ou seja, não desenvolveram
tal competência, e aqueles que adotam esse tipo de postura para 'se mostrar',
anunciando em todas as oportunidades que ele é o "faz tudo", que só ele tem
capacidade etc.
No primeiro caso, a solução é simples: desenvolva a habilidade de trabalhar
em equipe. No segundo caso, é preciso que o profissional entenda que a empresa
está voltada para resultados e não para os empregados. Ou seja, é preciso que
haja velocidade e o individualista sempre pode travar os processos, então, por
mais que você seja capaz de fazer tudo, sua individualidade em excesso vai
sempre ser um ponto negativo.
5 - Falta de humildade – o problema da falta de humildade dentro de
uma equipe é que esse tipo de atitude geralmente cria conflitos e causa
desmotivação.
6 - Ser intolerante e inflexível – esse comportamento mostra que você
não sabe receber críticas. De acordo com Bazzola, “profissionais intolerantes
sabem que estão errados, mas mesmo assim não estão dispostos a mudar”. Lembre-se
de que esse não é o tipo de profissional que as empresas querem.
7 - Não assumir suas falhas - quando um problema ocorre e um projeto,
por exemplo, não sai conforme o esperado, todos sabem exatamente onde foi o
problema. Tendo isso em mente, não assumir suas falhas, pensando em não abalar
sua imagem, não vai ajudar em nada.
A atitude profissional nesse caso é assumir as falhas e sugerir formas de
reverter os danos, assim, o colaborador mostra que está aberto.
8 - Expor assuntos confidenciais da empresa – mal intencionado ou
simplesmente por falar demais, expor assuntos confidenciais sempre pode colocar
o profissional em uma péssima situação dentro da empresa.
Se a estratégia for adotar esse tipo de comportamento para conseguir um
espaço ou uma oportunidade no concorrente, saiba que a própria empresa
interessada em suas informações não vai avaliá-lo como um profissional.
9 - Não valorizar contribuições de colegas - muitos profissionais
simplesmente desconsideram a opinião e as ideias dos demais colegas. Isso
novamente gera desmotivação, justamente o que as empresas não querem. Mesmo que
uma sugestão exposta não seja do seu agrado, há formas e formas de expressar sua
opinião. Portanto, tenha sempre cuidado ao falar e, antes de rejeitar algo,
mostre que teve a preocupação de analisar a ideia.
10 - Não ter pontualidade na entrega de compromissos – as empresas
contam com seus profissionais e com a entrega dos seus trabalhos. Atrasar-se
para uma reunião ou deixar de entregar trabalhos, cuja entrega você já havia
confirmado, mostra claro descaso com suas obrigações e também pode dar sinais de
incompetência.