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Negócios / Empreendedorismo - Os diagnósticos de treinamento 

Data: 15/12/2008

 
 

O treinamento é uma das melhores maneiras de gerar desenvolvimento, tanto organizacional como pessoal, mas tal qual um medicamento, só funciona de fato se sua necessidade for diagnosticada corretamente.

Imagine, por exemplo, o proprietário de um determinado estabelecimento comercial que recebe através de seus clientes muitas queixas em relação ao atendimento.

Ora, receber queixas de atendimento pode significar que há algo errado, mas não é específico. Na verdade, apenas estabelece o caminho de uma série de hipóteses que serão levantadas para poder resolver o problema.

Chiavenato (2002), a propósito, apresenta quatro tipos principais de mudanças de comportamento envolvidas pelo treinamento que resumimos abaixo:

Transmissão de informações:
é o tipo mais simples de mudança de comportamento – simples transmissão de informações para aumentar o conhecimento e a habilidade das pessoas. Muitos programas de treinamento estão preocupados com o conteúdo, isto é, com informações ou conhecimentos que devem ser transmitidos e compartilhados entre pessoas.

Desenvolvimento de habilidades: esses treinamentos estão voltados para melhorar ou desenvolver habilidades e destrezas necessárias à execução ou operação das tarefas requeridas pelo cargo ocupado. Trata-se de um treinamento orientado para operação de equipamentos, ferramentas, isto é, para as tarefas e operações a serem executadas.

Desenvolvimento ou modificação de atitudes: Nesse aspecto, envolvem as mudanças de atitudes negativas para atitudes mais favoráveis e conscientização para determinados aspectos do comportamento pessoal.

Desenvolvimento de conceitos: é o treinamento conduzido no sentido de elevar o nível de abstração e conscientização de idéias e filosofias, desenvolvendo pessoas que possam pensar em termos globais e amplos.

Esses tipos de mudanças apresentados acima reforçam a tese de que é preciso, antes de investir em treinamento, verificar se está no caminho correto. Um vendedor que é treinado exaustivamente para conhecer tecnicamente o produto pode não trazer resultados para a empresa se o problema principal for à forma pouco educada com que trata seus clientes.

Afinal, quem nunca entrou em um estabelecimento comercial e não foi recebido com frases do tipo “o que vai hoje, tio?” ou “Fala!”? Muitas vezes são empresas que talvez treinem apenas as habilidades e esqueçam completamente as atitudes.

Não quer perder clientes? Verifique a direção correta!



 
Referência: curriculum.com.br
Autor: Renato Dias Baptista
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