O treinamento é uma das melhores maneiras de gerar desenvolvimento, tanto
organizacional como pessoal, mas tal qual um medicamento, só funciona de fato se
sua necessidade for diagnosticada corretamente.
Imagine, por exemplo, o proprietário de um determinado estabelecimento comercial
que recebe através de seus clientes muitas queixas em relação ao atendimento.
Ora, receber queixas de atendimento pode significar que há algo errado, mas não
é específico. Na verdade, apenas estabelece o caminho de uma série de hipóteses
que serão levantadas para poder resolver o problema.
Chiavenato (2002), a propósito, apresenta quatro tipos principais de mudanças de
comportamento envolvidas pelo treinamento que resumimos abaixo:
Transmissão de informações: é o tipo mais simples de mudança de
comportamento – simples transmissão de informações para aumentar o conhecimento
e a habilidade das pessoas. Muitos programas de treinamento estão preocupados
com o conteúdo, isto é, com informações ou conhecimentos que devem ser
transmitidos e compartilhados entre pessoas.
Desenvolvimento de habilidades: esses treinamentos estão voltados para
melhorar ou desenvolver habilidades e destrezas necessárias à execução ou
operação das tarefas requeridas pelo cargo ocupado. Trata-se de um treinamento
orientado para operação de equipamentos, ferramentas, isto é, para as tarefas e
operações a serem executadas.
Desenvolvimento ou modificação de atitudes: Nesse aspecto, envolvem as
mudanças de atitudes negativas para atitudes mais favoráveis e conscientização
para determinados aspectos do comportamento pessoal.
Desenvolvimento de conceitos: é o treinamento conduzido no sentido de
elevar o nível de abstração e conscientização de idéias e filosofias,
desenvolvendo pessoas que possam pensar em termos globais e amplos.
Esses tipos de mudanças apresentados acima reforçam a tese de que é preciso,
antes de investir em treinamento, verificar se está no caminho correto. Um
vendedor que é treinado exaustivamente para conhecer tecnicamente o produto pode
não trazer resultados para a empresa se o problema principal for à forma pouco
educada com que trata seus clientes.
Afinal, quem nunca entrou em um estabelecimento comercial e não foi recebido com
frases do tipo “o que vai hoje, tio?” ou “Fala!”? Muitas vezes são empresas que
talvez treinem apenas as habilidades e esqueçam completamente as atitudes.
Não quer perder clientes? Verifique a direção correta!