É mais do que comum que ao se deparar com o novo, o inesperado, as pessoas
apresentem sinais de resistência. Afinal, poucos são os que se aventuram a
colocar a mão dentro de um "buraco escuro", sem saber o que há dentro. O mesmo
ocorre os processos de mudança são implantados nas organizações, pois nem todos
os profissionais sentem-se seguros com o que, provavelmente, irá tirá-los da
zona de conforto. Por isso, é indispensável adotar algumas ações ao apresentar
um projeto ou uma ação que impactará diretamente no dia a dia dos colaboradores.
A seguir, algumas sugestões para quem pretende implantar um processo na
organização e não deseja ver os funcionários sentirem um impacto negativo.
1 - Um processo de mudanças não deve ser "jogado" em cima
dos funcionários e esperar que eles aceitem tudo com tranquilidade. Por isso,
antes de apresentar as inovações aos colaboradores, muitas empresas antes
realizam um processo de conscientização direcionado aos líderes.
2 - Quando os líderes encontram-se preparados para o
processo de implantação em todas as suas etapas, eles devem atuar como agentes
disseminadores de informações junto às equipes.
3 - Os gestores podem promover reuniões com seus liderados
para apresentar as novidades que chegarão à empresa. Esses encontros,
preferencialmente, devem ser realizados no final do expediente. Isso evitará que
as atividades rotineiras sejam prejudicadas.
4 - Os encontros para explicar aos colaboradores o processo
de mudança não devem ser promovidos às sextas-feiras. Isso porque o profissional
poderá ir para casa com uma "nuvem" de dúvidas e só terá oportunidade de
conversar com o gestor na segunda-feira. Não estrague o final de semana da
equipe com preocupações que nem sempre têm fundamento.
5 - Além das reuniões promovidas pelos gestores, a diretoria
também deve realizar encontros que reúna os demais profissionais. Isso mostrará
o engajamento e a preocupação dos dirigentes em manter todos os profissionais
informados.
6 - Os canais de comunicação interna podem ser usados para
reforçar a divulgação do processo, através da disseminação de informações
oficiais da empresa.
7 - O profissional que recebe a notícia do processo de
mudança deve ter sempre um canal aberto para tirar as suas dúvidas, seja junto
aos líderes ou a algum comitê oficial que possa orientá-lo sobre como ficará a
situação dele frente às transformações que mudarão sua rotina na empresa.
8 - A área de Recursos Humanos deve acompanhar todo o
processo e estar presente em cada situação que envolva a divulgação do processo
de mudanças. Afinal, um RH Estratégico precisa conhecer e entender tudo o que
envolve o negócio.
9 - Caso surja alguma informação paralela vinda da "rádio
peão", ao tomar conhecimento, imediatamente a empresa deve desfazer os ruídos,
divulgando amplamente um comunicado oficial aos profissionais. Não se deve
desvalorizar os boatos, pois muitas pessoas e organizações já colheram frutos
amargos, graças a informações distorcidas.
10 - A empresa deve instituir uma ferramenta (pesquisa,
canal aberto, conversas individuais entre gestor e liderado etc.) para avaliar
como os funcionários estão assimilando e ou aceitando as mudanças. Isso
permitirá que a organização identifique pontos falhos no processo. Dessa forma,
podem ser adotas ações corretivas para neutralizar os efeitos negativos sobre os
funcionários que não estejam adaptando-se ao novo.