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Negócios / Empreendedorismo - Sugestões para implantar um processo de mudanças 

Data: 09/03/2010

 
 

É mais do que comum que ao se deparar com o novo, o inesperado, as pessoas apresentem sinais de resistência. Afinal, poucos são os que se aventuram a colocar a mão dentro de um "buraco escuro", sem saber o que há dentro. O mesmo ocorre os processos de mudança são implantados nas organizações, pois nem todos os profissionais sentem-se seguros com o que, provavelmente, irá tirá-los da zona de conforto. Por isso, é indispensável adotar algumas ações ao apresentar um projeto ou uma ação que impactará diretamente no dia a dia dos colaboradores. A seguir, algumas sugestões para quem pretende implantar um processo na organização e não deseja ver os funcionários sentirem um impacto negativo.

1 - Um processo de mudanças não deve ser "jogado" em cima dos funcionários e esperar que eles aceitem tudo com tranquilidade. Por isso, antes de apresentar as inovações aos colaboradores, muitas empresas antes realizam um processo de conscientização direcionado aos líderes.

2 - Quando os líderes encontram-se preparados para o processo de implantação em todas as suas etapas, eles devem atuar como agentes disseminadores de informações junto às equipes.

3 - Os gestores podem promover reuniões com seus liderados para apresentar as novidades que chegarão à empresa. Esses encontros, preferencialmente, devem ser realizados no final do expediente. Isso evitará que as atividades rotineiras sejam prejudicadas.

4 - Os encontros para explicar aos colaboradores o processo de mudança não devem ser promovidos às sextas-feiras. Isso porque o profissional poderá ir para casa com uma "nuvem" de dúvidas e só terá oportunidade de conversar com o gestor na segunda-feira. Não estrague o final de semana da equipe com preocupações que nem sempre têm fundamento.

5 - Além das reuniões promovidas pelos gestores, a diretoria também deve realizar encontros que reúna os demais profissionais. Isso mostrará o engajamento e a preocupação dos dirigentes em manter todos os profissionais informados.

6 - Os canais de comunicação interna podem ser usados para reforçar a divulgação do processo, através da disseminação de informações oficiais da empresa.

7 - O profissional que recebe a notícia do processo de mudança deve ter sempre um canal aberto para tirar as suas dúvidas, seja junto aos líderes ou a algum comitê oficial que possa orientá-lo sobre como ficará a situação dele frente às transformações que mudarão sua rotina na empresa.

8 - A área de Recursos Humanos deve acompanhar todo o processo e estar presente em cada situação que envolva a divulgação do processo de mudanças. Afinal, um RH Estratégico precisa conhecer e entender tudo o que envolve o negócio.

9 - Caso surja alguma informação paralela vinda da "rádio peão", ao tomar conhecimento, imediatamente a empresa deve desfazer os ruídos, divulgando amplamente um comunicado oficial aos profissionais. Não se deve desvalorizar os boatos, pois muitas pessoas e organizações já colheram frutos amargos, graças a informações distorcidas.

10 - A empresa deve instituir uma ferramenta (pesquisa, canal aberto, conversas individuais entre gestor e liderado etc.) para avaliar como os funcionários estão assimilando e ou aceitando as mudanças. Isso permitirá que a organização identifique pontos falhos no processo. Dessa forma, podem ser adotas ações corretivas para neutralizar os efeitos negativos sobre os funcionários que não estejam adaptando-se ao novo.



 
Referência: RH.com.br
Autor: Patrícia Bispo
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