Negócios / Empreendedorismo - Quer sair na frente da concorrência? Pesquisa mostra peso da qualidade
A principal vantagem competitiva é a "qualidade do produto ou do serviço
ofertado", para 70% das empresas de capital fechado, de acordo com o IBR (International
Business Report), estudo realizado pela Grant Thornton International,
representada no Brasil pela Terço Grant Thornton.
O IBR ouviu 7.800 empresas pequenas e médias, de 34 países. Do Brasil,
participaram 150 empresários, sendo 100 de São Paulo, 25 do Rio de Janeiro e 25
da Bahia. Setenta e nove por cento deles disseram que a "qualidade" é a
principal vantagem competitiva. Depois, foram citados os itens "práticas
empresariais éticas" (74%) e "força da marca" (69%).
"Qualidade" foi o item mais citado em quase todos os países, com exceção da
China, onde menos da metade (46%) dos empresários considerou que a qualidade é
vantagem, e da Índia. Para 78% dos indianos, a qualidade do produto é uma
vantagem indiscutível, mas o item foi superado por "força da marca", que obteve
81% dos votos.
Como a qualidade é vista no mundo
Entre os países com número menor de votações para o item "qualidade", o Japão
aparece em penúltimo lugar, com 60% das respostas, perdendo apenas para a China
(46%). Cingapura também obteve um percentual baixo, na comparação com os outros
países pesquisados, com 67%. Curiosamente, outros países da Ásia consideraram a
qualidade dos produtos e serviços como fator essencial, a exemplo do Vietnã
(92%), de Taiwan (85%) e de Hong Kong (74%).
Já a União Européia foi a região que mais votou no item "qualidade", que, com
81%, superou "mão-de-obra qualificada" (62%). Na América Latina, 81% das
respostas indicam a qualidade como a maior vantagem, seguida da marca e práticas
empresariais éticas, ambas com 72% das respostas.
Para o líder global da GTI para empresas de capital fechado, Alex MacBeath, a
pesquisa mostra que as empresas podem ter de mudar as suas estratégias. "Se a
crise econômica for tão profunda quanto dizem alguns economistas, as empresas
deverão olhar mais para a sua gestão e buscar uma fixação estratégica de preços,
sempre assegurando a qualidade de produtos e serviços", diz ele.
Veja quadro comparativo dos resultados no Brasil e no mundo:
Vantagem competitiva |
Média global |
Brasil |
Qualidade do serviço/produto |
70% |
79% |
Força da marca |
58% |
69% |
Ética nas práticas empresariais |
58% |
74% |
Mão-de-obra especializada |
55% |
50% |
Retenção dos funcionários |
52% |
50% |
Gerenciamento de custos |
48% |
53% |
Inovação |
46% |
64% |
Política de preços |
45% |
59% |
Economia de escala |
44% |
44% |
Parcerias internacionais |
31% |
23% |
"A pesquisa mostra que o Brasil está alinhado internacionalmente", comenta o
sócio da Terço Grant Thornton, André Viola Ferreira. "O fator qualidade é um
item relevante na conversão dos negócios. Entretanto, nota-se que nosso ambiente
empresarial está bastante sensível a questões relacionadas a ética, inovação e
política de preços, nas quais obtivemos resultados superiores à média mundial,
denotando um nível de exigência diferenciado nesses quesitos".
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