O Feedback é uma das muitas poderosas ferramentas que um líder pode ter, para
extrair o máximo de resultados para a organização.
Diversos lideres desconhecem ou preferem não desenvolver em suas equipes essa
ferramenta, que por sinal pode melhorar a comunicação entre todos da
organização, cabe aqui salientar que não adianta ter um ótimo planejamento se
não existe um canal aberto entre as partes, afim de corrigir os percursos.
Vou citar algumas vantagens em se ter um canal como esse com a sua equipe:
1 – Após o planejamento, o líder vai verificando período a período os
resultados, nesse momento sendo satisfatório ou não, é muito importante
participar a equipe e buscar alinhar e corrigir os percursos, para que a meta
seja atingida no final;
2 – Utilizar a ferramenta para olho no olho criticar e elogiar os
colaboradores, criando um clima de respeito e sinceridade entre todos os
componentes;
3 - Utilizar a ferramenta para receber critica e poder melhorar a sua
liderança, ou discutir os pontos de vistas de cada colaborador em referência as
metodologias utilizadas pelo líder na parte operacional e motivacional;
4 – Utilizar a ferramenta para motivar os colaboradores e reconhecer os
comprometidos.
Para elaborar um feedback que possa obter 100% de resultados, é necessário
definir uma data padrão para as reuniões individuais, preparar um documento que
contenha os criticas, opiniões, elogios e assuntos abordados.
Esse documento servirá de base nas próximas reuniões de feedback para a
mensuração da evolução ou regressão em cada tópico.
Fica aqui um alerta aos lideres, quanto mais sincero for o feedback, mais
confiança e credibilidade será criada na relação, mesmo que através de feedbacks
negativos, quando houver a necessidade de dispensa do colaborador, esse não será
surpreendido, já que as orientações vem sendo dadas a algum tempo.
Tive a oportunidade de participar de um processo de corte em uma organização
em que cada líder de setor deveria cortar 10% dos seus custos com pessoal.
Para alguns, foi uma tarefa fácil, já que praticavam o feedback e as
avaliações (veremos a importância desse item nós próximos capítulos), mas para
um líder em especial, tratava-se de uma tarefa muito complicada, já que nunca
deu nenhum feedback e nem fazia avaliações de seus colaboradores, conclusão
escolheu por afinidade aquele que deveria ser dispensado, no dia do desligamento
a justificativa foi que foi dada ao colaborador, foi que ele não tinha o perfil
da empresa, detalhe o funcionário tinha 5 anos de empresa. Será que depois de
cinco anos o líder descobriu que ele não tinha o perfil, me parece que demorou
um pouco, não acham?
Não seria muito mais tranqüilo, se a cada período o colaborador recebesse um
feedback informando dos seus pontos fracos e no dia da demissão o líder
justificasse a saída devido a esses pontos que não foram corrigidos?
Bem fica claro como é importante existir um canal entre os colaboradores e o
líder, para buscar a melhoria continua do setor.
Nesse sentido o feedback é sem dúvidas uma poderosa ferramenta para a liderança.