Um fator chamou-me a atenção nestes últimos meses: o número de solicitações
para palestras e treinamentos motivacionais que temos recebido. Por que as
empresas estão preocupadas com a motivação de seus colaboradores?
Analisando a questão, podemos perceber que a grave crise global tem
preocupado nossos empresários e colaboradores. A ameaça de desemprego é uma
constante na mente dos colaboradores o que pode afetar seu desempenho.
Segundo matéria publicada em 07/12/2008 no jornal O Globo "as projeções
apontam elevação forte da taxa de desemprego, que encerrou outubro a 7,5% e
deverá registrar percentual médio de até 9% no próximo ano. Isso significa que,
em 2009, mais 365 mil brasileiros vão procurar uma vaga, elevando a 2,160
milhões o contingente de desempregados nas seis maiores regiões metropolitanas
do país".
A pergunta é: como está a motivação de nossos colaboradores em meio a
notícias tão catastróficas? O que fazer para superar este período de crise e
desemprego, e assim continuar a produzir, atender e vender mais e com qualidade?
Recentemente realizamos uma palestra motivacional sobre trabalho em equipe em
um hotel localizado em Campos do Jordão. Ali percebemos o anseio e a expectativa
das pessoas em receber boas-novas, apesar de tantas notícias ruins. Em duas
horas de palestras percebemos como a autoestima, a motivação, o comprometimento
e o trabalho em equipe contribuem para a formação de um time de campeões.
Superar a crise é possível, mesmo em meio a tantas demissões e um futuro
sombrio. Se olharmos para ela apenas como uma "crise" logo estaremos envolvidos
e não conseguiremos enxergar possibilidades para superá-la. Quando realizamos
uma análise interna de uma organização, olhamos para dentro dela - seus
processos, estrutura, pontos fortes e fracos. No entanto, quando nos
direcionamos para os fatores externos que podem influenciar positivamente ou
negativamente nossa empresa, o exame é mais amplo e muitas vezes imprevisível,
cabendo a missão de monitorar o ambiente que circunda o negócio e suas
operações.
Para superar a crise, todos nós colaboradores, diretores e presidentes
precisamos enxergar o momento como uma oportunidade e em um verdadeiro "time"
nos ajudarmos mutuamente, sabendo que o comprometimento e a motivação de todos é
fundamental para o sucesso.
A galinha olha em uma visão limitada de seu território, mas a águia enxerga
amplamente. Pessoas que trabalham desmotivadas, sem comprometimento, pensando
apenas em seu salário ou comissões não fará nada para superar os momentos de
dificuldades; são individualistas, sem compromisso com a equipe. Precisamos
demonstrar aos nossos colegas, parceiros e clientes que é possível superar a
crise com otimismo, motivação e comprometimento.
Algumas dicas para superar a crise e manter a motivação:
1- Lembre-se: uma ameaça pode ser uma grande oportunidade.
2- Saia na frente de seus concorrentes: reinvente-se.
3- Mantenha o entusiasmo e a motivação influenciando positivamente clientes,
amigos e colegas.
4- Comprometa-se com sua equipe e empresa.
5- Demonstre ao cliente que sua empresa não teme a crise, mas que se reinventa a
cada dia para superá-la e contribuir para que seus consumidores também façam o
mesmo.
6- Trabalhe para superar as metas - alta performance.
7- Reinvente-se a cada dia e acredite que você vai vencer!
Em minhas palestras e treinamentos sempre falo que "parar de crescer é
prenúncio de morte e não mudar tem mais probabilidade de dar errado do que mudar".
Saiamos da zona de conforto e medo, arregacemos as mangas e façamos a diferença
em tempos de crise.
Aqueles que sobreviverem e criarem diferencial competitivo serão lembrados
como case de sucesso, mas os que se deixarem ser derrotados serão logo
esquecidos. Supere a crise e comprometa-se com o sucesso!