A verdade, normalmente perseguida pelas pessoas, é garantia de uma vida longa
e com qualidade. Assim com as pessoas, as empresas necessitam ser verdadeiras em
tudo que compõem sua identidade. Somente oferecendo qualidade e verdade, é que
se obtém destaque, com lucros reais e conseqüentemente, e uma vida longa no
mercado.
A identidade e a comunicação de uma empresa, marca ou produto precisam ser
verdadeiras. Não devemos divulgar fatos mentirosos, como também não podemos ser
tímidos a ponto de não comunicar todas as qualidades reais oferecidas, pois
assim dificilmente teremos um crescimento proporcional e justo pela qualidade
oferecida. O tempo necessário para que, por meio de uma divulgação informal, o
público descubra a qualidade por si só, pelo acaso ou pela experimentação, é
muito grande, significando perda de oportunidades, de crescimento e prejuízo
certo para a empresa, marca ou produto.
Descubra qual é o diferencial de sua empresa e comunique-o. Pode-se utilizar
para isto, um gerenciamento eficiente de marca, estratégias de marketing, uma
publicidade pertinente, ou o que é mais inteligente e econômico, um bom design
aplicado. O importante é comunicar. Deixe bem claro se o seu atendimento é
diferenciado, se o design é ergonômico, se o aparelho é de última geração, se o
sabor é natural ou se a sua empresa é ecologicamente correta.
Não pense que as qualidades de seus produtos ou de seus serviços são tão óbvias
para o seu público como são para você, a ponto de achar que não é necessário
divulgá-las. O público normalmente não tem a mesma percepção que você gostaria
que ele tivesse.
Note, entretanto, que se as qualidades divulgadas aos quatro cantos não são
verdadeiras, isto é propaganda enganosa. O tempo e o dinheiro perdidos na
tentativa de recuperação da imagem de empresas, como as que hoje se encontram na
berlinda, serão enormes. Por isso precisamos ser verdadeiros. Comunicar sim, mas
com o cuidado de não mentir sobre as qualidades das empresas, dos produtos e
serviços oferecidos. Lembre-se: as pessoas não são tão ingênuas como se imagina.
Mais cedo ou mais tarde, acabarão descobrindo a verdade sobre sua empresa, marca
ou produto. Espero que seja este o seu objetivo.