O tratamento hostil e a indiferença transparecem o que muitos se recusam a
acreditar: seu emprego está por um fio. Quando uma situação dessas vem à tona, é
comum repassar erros do passado e refletir sobre o que deixou de fazer. Para
quem não tem perspectiva de conseguir outra colocação, pode ser algo
desesperador.
Nesse momento, fique frio! A consultora de planejamento de carreira da Manager,
Juliana Barros, garante que é possível mudar a opinião negativa do chefe. "O
profissional pode reverter o conceito negativo que a empresa tem sobre ele,
demonstrando comportamento diferente do que apresentava, ou seja, maior
interesse e empenho nas tarefas, maior envolvimento nos negócios da empresa como
um todo."
Como virar o jogo
Caso a relação com seu chefe esteja desgastada, pode valer a pena convidá-lo
para uma conversa, com o objetivo de esclarecer os problemas e resolver o
embate. " No entanto, se o profissional perceber que essa relação se desgastou a
ponto de se tornar insustentável, talvez seja a hora de procurar outras
oportunidades, como um remanejamento interno para outra área, bem como fora da
companhia", alerta a consultora.
Mas, e se o problema não for a relação desgastada, e sim um grande erro
cometido? "Antes de tudo, é preciso ter a humildade e também a coragem de
reconhecer esse erro", diz Juliana. "Em seguida, analisar a situação e, se
houver necessidade, pedir ajuda aos colegas de trabalho. Todo mundo é passível
de erros, o que deverá ficar marcada é a ação do profissional para minimizar os
impactos, e não unicamente seu erro."
De qualquer maneira, evitar erros e desculpas é uma regra básica a ser levada a
sério no dia-a-dia. "Erros não podem ocorrer com freqüência, pois o profissional
pode ser visto como alguém descomprometido e desinteressado. Além disso, dar
desculpas é de certa forma mentir, e mentir nunca é bom, até porque mais cedo ou
mais tarde a verdade aparece."
A última dica para reverter a situação é trazer a equipe para o seu lado. Para
tanto, é fundamental contar com aspectos da liderança. "O líder é aquele que
orienta, conduz a equipe e sabe valorizar seus profissionais", conclui a
consultora da Manager.