Durante muito tempo considerada um acessório dispensável a uma candidatura, a
Carta de Apresentação tem um papel cada vez mais determinante nos processos de
recrutamento. Sendo o primeiro ponto de contato que o recrutador tem com o
candidato, é importante que sua elaboração seja muito cuidadosa e que se
respeitem algumas regras básicas na sua estrutura. Veja nossas dicas:
Utilize papel branco A4 e tinta azul ou preta. Procure acima de tudo
transmitir uma imagem sóbria e profissional.
Preferencialmente, a carta de apresentação deve ser escrita em computador,
exceto quando a empresa solicitar carta escrita a mão.
Seja breve, a sua carta de apresentação não deve ultrapassar mais do que 3 ou
4 parágrafos.
Mantenha um tom formal. Mas seja claro, evite frases muito confusas, que
dificultem a compreensão das idéias base.
Faça a sua apresentação no primeiro parágrafo. Explique, por que motivo envia
o seu Curriculum Vitae (resposta a anúncio, candidatura espontânea, neste caso
indique a área em que gostaria de trabalhar).
No segundo parágrafo da carta de apresentação, deve justificar por que
selecionou aquela empresa.
Mostre que conhece a empresa e o setor de atuação.
Aproveite o terceiro parágrafo para valorizar as suas competências e
objetivos. Apresente argumentos que criem interesse para a realização de uma
entrevista.
Termine a carta de apresentação de uma forma cordial. Solicite uma entrevista
onde possa falar de uma forma mais abrangente daquilo que anteriormente tenha
exposto.