Faça do treinamento uma prioridade.
Proporcione cursos, treinamentos, palestras, estágios, sessões em que são
exibidos filmes em vídeo ou DVD que aprimorem a capacidade do seu pessoal.
Investir na competência e preparo de pessoas tem retorno garantido em forma de
motivação, produtividade e metas atingidas.
Elogie e reconheça.
O elogio e o reconhecimento por um trabalho bem feito ou uma decisão acertada
deve sempre ser sincero. Falsos elogios ou elogios muito freqüentes fazem
perder a credibilidade e banalizam o fato. Porém, não economize elogios se a
pessoa fez por merecê-los; ao elogiar, faça-o com sinceridade e convicção e, se
possível, diante de outras pessoas. Isso provocará um efeito positivo em todos.
Mas, quando for repreender ou chamar a atenção de alguém, faça-o sempre em
particular, sem a presença de outras pessoas. Com isso,você estará preservando o
orgulho e ou auto-respeito do liderado.
Incentive e recompense os riscos (previamente calculados).
Injete em sua equipe um espírito em que inovação e riscos são recompensados ou,
pelo menos, reconhecidos como válidos e importantes em busca de uma melhoria
ou otimização.Mesmo que o resultado não tenha sido bem-sucedido, demonstre
apreço e reconhecimento pela tentativa. Não desencoraje iniciativas dessa
natureza para não inibir futuras idéias e ações que, com certeza,acabarão
tornando-se bem-sucedidas. Sóerra quem tenta. Os acertos só acontecem devido aos
erros anteriores, que forneceram a experiência necessária para os futuros
acertos.
Mantenha um ambiente físico e psicológico agradável.
Tanto o ambiente físico quanto o psicológico são decisivos para provocar
estímulos motivacionais.Todos os estudos e pesquisas realizados nesse sentido
revelaram a importância desses fatores. Um local com música ambiente
(em baixo volume), bem iluminado, arejado, com paredes em tom pastel ou cinza
suave, ornado com plantas, flores e quadros amenos transmite outro ânimo e
energia ao ambiente.Propicie também momentos de congraçamento do pessoal em
ocasiões especiais, como a celebração de um aniversário, amigo secreto, ou
algo parecido, no final do expediente. Isso aproxima a equipe, melhora a
comunicação e dá maior coesão no trabalho.
Mostre um quadro geral.
Dê aos liderados uma visão global do que é feito em seu departamento e de como
isso se insere no contexto geral da organização.Enfatize a importância de um bom
entrosamento com todas as áreas da empresa (produção, vendas, administração,
finanças etc.) e que só a colaboração com outras divisões e diretorias é que
permite maior agilidade e ganho de competitividade no mercado, vale dizer,
satisfação do cliente, sobrevivência da companhia e garantia de emprego.
Dê o exemplo.
Não apenas o que você fala é importante; muito mais do que isso, o que você faz
e como se comporta diante dos subalternos é o que realmente conta. Como chefe,
você está sempre sendo observado por seus liderados, tenha ou não consciência
disso, e sua forma de atuar passa a ser um padrão de referência e um exemplo
para eles, mesmo que você não se aperceba disso.Lembre-se: como chefe, você
sempre é mais visto do que vê os outros,e é bom estar consciente disso ou poderá
provocar muitos danos e desmotivação junto à sua equipe. Portanto, seja um
exemplo de competência – não de incapacidade – junto ao seu pessoal.Seu modo de
vestir, a maneira de interagir com colegas e superiores, se você inicia ou não
as reuniões no horário, a qualidade do seu trabalho, seu comportamento, os
ideais que você defende no dia-a-dia, seus valores e princípios; isso, e muito
mais, pode inspirar ou desmotivar sua equipe.
Faça periodicamente uma auto-avaliação para ver se você mesmo está agindo do
jeito que você deseja que o seu próprio pessoal o faça. Pergunte-se: numa
escala de 0 a 10, que nota eu atribuiria a mim mesmo como um exemplo de
profissional digno de ser seguido pelos outros?, Onde devo melhorar?. Suas
respostas o esclarecerão sobre o que você deve fazer para melhorar, desde que
haja sinceridade na sua auto-análise.
Outras formas de motivar.
Um sorriso sincero ameniza o ambiente. Diga “muito obrigado” olhando nos olhos
da pessoa com quem estiver dialogando;ouça o colaborador que tem uma idéia para
melhorar a eficiência e, em seguida, sendo exeqüível, aja de acordo com a
sugestão; faça seu pessoal atuar em projetos intersetoriais, cujos membros
são de departamentos diferentes. Faça da gerência participativa um dos alicerces
de sua atuação. Para tanto:
* Envolva o seu pessoal no planejamento de metas e objetivos do seu setor.
* Envolva-os nas decisões que lhes dizem respeito diretamente.
* Faça com que se sintam responsáveis pelas decisões e pelos
resultados atingidos.
* Institua círculos de controle de qualidade,ou semelhantes, e acate suas
sugestões sempre que provarem uma relação custo-benefício vantajosa para eles e
para a empresa.
* Institua formas de premiação individual ou em equipe por resultados atingidos
Existem muitas outras formas de motivar. Sua experiência e criatividade lhe
darão outras idéias.
O salário não é o maior fator para despertar motivação mas . .
O salário é um fator de restrita capacidade motivacional quando estiverem
presentes outros fatores como segurança e estabilidade, benefícios adicionais,
oportunidades de progresso, desafios ou algum outro componente que desperte o
entusiasmo e interesse do colaborador.
Mas, se esses ou outros fatores não existirem, o salário – principalmente o
baixo salário – será certamente motivo de queixa e insatisfação, já que os
demais componentes que dão apoio à motivação estão ausentes. Neste caso o
salário será considerado o vilão, embora o problema maior possa ser realmente
a falta de infra-estrutura ou a existência de um ambiente desagregador causado
por pressão constante, desconsideração para com o empregado, falta de
comunicação, chefe despreparado, fofocas, boatos, inimizades ou outros
fatores.
Apesar disso, não se deve minimizar a importância do salário. Ele é muito
importante sim,dentro de um contexto mais amplo. Todos concordam que o
trabalho dever ter, em contrapartida, uma justa remuneração. E quanto mais
competência e capacidade ele exigir, maior deve ser essa remuneração. Do
contrário, de nada valerão anos de estudos, experiências e esforços, além dos
lucros propiciados à empresa. Mesmo assim considerar o salário como o maior ou o
único agente motivador é ter uma visão muito restrita do que faz o ser humano
evoluir e ignorar todos os outros fatores de motivação mencionados nestes três
artigos que escrevi sobre esse assunto.
Ao sair, sempre deixe o ambiente melhor do que quando
entrou.
Ao deixar o local de trabalho, certifique-se de que o ambiente esteja melhor do
que quando você veio pela manhã. Que você seja um agente facilitador de
soluções e orientações e não de discórdia e insegurança em seu serviço.
Pergunte-se: Ajudei a melhorar o desempenho do pessoal?, Dei orientações
esclarecedoras?, Ajudei a evitar discórdias e mal-entendidos?,Facilitei o
fluxo de trabalho da equipe?, Tratei as pessoas com respeito?, O pessoal
está motivado, interessado, confiante?, Ajudei a melhorar a cooperação e o
coleguismo em meu departamento?. Se as respostas a essas perguntas forem sim,
então, sem sombra de dúvida, você está colaborando decididamente para que cada
dia seja melhor do que o anterior,e sua contribuição para a harmonia e a
produtividade da equipe tem sido decisiva.