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Motivação - Dicas para sua Motivação  

Data: 02/11/2007

 
 

Faça  do  treinamento  uma  prioridade.

Proporcione cursos, treinamentos, palestras, estágios, sessões em que são  exibidos filmes em vídeo ou DVD que aprimorem a capacidade do seu pessoal.

Investir na  competência e preparo de pessoas tem retorno garantido em forma de motivação, produtividade e metas atingidas.

Elogie e reconheça.

O elogio e o reconhecimento por um trabalho bem feito ou uma decisão acertada deve sempre ser sincero. Falsos  elogios ou elogios muito  freqüentes fazem  perder a credibilidade e banalizam o fato. Porém, não economize elogios se a pessoa fez por merecê-los; ao elogiar, faça-o com sinceridade e convicção e, se possível, diante de outras pessoas. Isso provocará um efeito positivo em todos. Mas, quando  for repreender ou  chamar a atenção de alguém, faça-o sempre em particular, sem a presença de outras pessoas. Com isso,você estará preservando o orgulho e ou auto-respeito do liderado.

Incentive  e  recompense  os  riscos  (previamente  calculados).

Injete em sua equipe um espírito em que inovação e riscos são recompensados ou, pelo menos, reconhecidos como  válidos e importantes em  busca  de uma  melhoria ou  otimização.Mesmo que o resultado não tenha sido bem-sucedido, demonstre  apreço e reconhecimento pela tentativa. Não desencoraje iniciativas dessa natureza para não inibir futuras idéias e ações que, com certeza,acabarão tornando-se bem-sucedidas. Sóerra quem tenta. Os acertos só acontecem devido aos erros anteriores, que forneceram a experiência necessária para os futuros acertos.

Mantenha  um  ambiente  físico  e  psicológico  agradável.

Tanto o ambiente físico quanto o psicológico são decisivos para provocar estímulos motivacionais.Todos os estudos e pesquisas realizados nesse sentido revelaram a importância desses  fatores. Um  local  com música  ambiente (em baixo volume), bem iluminado, arejado, com paredes em tom pastel ou cinza suave, ornado com plantas, flores e quadros amenos transmite outro ânimo e energia ao ambiente.Propicie também momentos de congraçamento do pessoal em ocasiões  especiais, como  a celebração de um  aniversário, amigo secreto, ou algo parecido, no final do expediente. Isso aproxima  a equipe, melhora a comunicação e dá maior coesão no trabalho.

Mostre  um  quadro  geral.

Dê aos liderados uma visão global do que é feito em seu departamento e de como isso se insere no contexto geral da organização.Enfatize a importância de um bom entrosamento com todas as  áreas da empresa (produção, vendas, administração, finanças etc.) e que  só a colaboração com outras divisões e diretorias é que permite maior agilidade e ganho de competitividade no mercado, vale dizer, satisfação do cliente, sobrevivência da companhia e garantia de emprego.

Dê o exemplo.

Não apenas o que você fala é importante; muito mais do que isso, o que você faz e como se comporta diante dos subalternos é o que realmente conta. Como chefe, você  está sempre sendo observado por seus  liderados, tenha ou não  consciência disso, e  sua forma  de atuar passa a ser um padrão de referência e um exemplo para eles, mesmo que você não se aperceba disso.Lembre-se: como chefe, você sempre é mais visto do que vê os outros,e é bom estar consciente disso ou poderá provocar muitos danos e desmotivação junto à sua equipe. Portanto, seja um exemplo de competência – não de incapacidade – junto ao seu pessoal.Seu modo de vestir, a maneira de interagir com colegas e superiores, se você inicia ou não as reuniões no horário, a qualidade do seu  trabalho, seu  comportamento, os ideais que você defende no dia-a-dia, seus valores e princípios; isso, e muito mais, pode inspirar ou desmotivar sua equipe.

Faça periodicamente uma auto-avaliação para ver se você mesmo está agindo do jeito que você deseja que o seu  próprio  pessoal o faça. Pergunte-se: numa escala de 0 a 10, que nota eu atribuiria a mim mesmo como um exemplo de  profissional digno de ser seguido pelos outros?, Onde devo melhorar?. Suas respostas o esclarecerão sobre o que você deve fazer para melhorar, desde que haja sinceridade na sua auto-análise.

Outras  formas  de  motivar.

Um sorriso sincero ameniza o ambiente. Diga “muito obrigado” olhando nos olhos da pessoa com quem estiver dialogando;ouça o colaborador que tem uma idéia para  melhorar a eficiência e, em seguida, sendo exeqüível, aja de acordo  com a sugestão; faça  seu pessoal atuar  em projetos  intersetoriais, cujos membros são de departamentos diferentes. Faça da gerência participativa um dos alicerces de sua atuação. Para tanto:

* Envolva o seu pessoal no planejamento de metas e objetivos do seu setor.

* Envolva-os nas decisões que lhes dizem respeito diretamente.

* Faça com que se  sintam responsáveis  pelas decisões e pelos  resultados atingidos.

* Institua círculos de controle de qualidade,ou semelhantes, e acate suas sugestões sempre que provarem uma relação custo-benefício vantajosa para eles e para a empresa.

* Institua formas de premiação individual ou em equipe por resultados atingidos

Existem muitas outras formas de motivar. Sua  experiência e criatividade lhe darão outras idéias.

O salário  não  é  o  maior  fator  para  despertar  motivação  mas . .

O salário é um fator de restrita capacidade motivacional quando estiverem presentes outros fatores como segurança e estabilidade, benefícios adicionais, oportunidades de progresso, desafios ou algum outro componente que desperte o entusiasmo e interesse do colaborador.

Mas, se esses  ou outros fatores  não  existirem, o salário – principalmente o baixo salário – será certamente  motivo de queixa e  insatisfação, já  que os demais componentes que dão apoio à motivação estão ausentes. Neste caso o salário será  considerado o vilão, embora o problema maior  possa ser realmente  a falta de infra-estrutura ou  a existência de um ambiente desagregador causado por pressão constante, desconsideração para com  o empregado, falta  de comunicação, chefe  despreparado, fofocas, boatos, inimizades ou outros  fatores.

Apesar disso, não se deve minimizar a  importância  do salário. Ele é  muito importante sim,dentro de um contexto  mais amplo. Todos concordam  que o trabalho dever ter, em contrapartida, uma justa remuneração. E quanto mais  competência e capacidade ele exigir, maior deve ser essa  remuneração. Do contrário, de nada valerão anos de estudos, experiências e esforços, além dos lucros propiciados à empresa. Mesmo assim considerar o salário como o maior ou o único agente motivador é ter uma visão muito restrita do que faz o ser humano evoluir e ignorar todos os outros fatores de motivação mencionados nestes três artigos que escrevi sobre esse assunto.

 Ao  sair,  sempre  deixe  o  ambiente  melhor  do  que  quando  entrou.

Ao  deixar o local de trabalho, certifique-se de que o ambiente esteja melhor do que quando você veio pela manhã. Que você seja um  agente facilitador de soluções e orientações e não de discórdia e insegurança em seu serviço.

Pergunte-se: Ajudei a melhorar o desempenho do pessoal?, Dei orientações  esclarecedoras?, Ajudei  a  evitar discórdias  e  mal-entendidos?,Facilitei o fluxo de trabalho da  equipe?, Tratei  as  pessoas  com respeito?, O  pessoal  está motivado, interessado, confiante?, Ajudei a melhorar a cooperação e o coleguismo em meu departamento?. Se as respostas a essas  perguntas forem sim, então, sem sombra de dúvida, você está colaborando decididamente para que cada dia seja melhor do que o anterior,e sua contribuição para a harmonia e a produtividade da equipe tem sido decisiva.
 



 
Referência: artigos.com
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Abaixo colocamos mais algumas dicas :