O sonho de ter uma equipe ideal não se limita exatamente a uma área
específica. Porém, respostas geralmente usadas pelos responsáveis caem na
questão financeira ou na falta de tempo para avaliar novos colaboradores.
No entanto, engana-se quem acha que incorporar novos talentos é a única
solução. Para o consultor em gestão de pessoas e especialista em treinamentos
Eduardo Ferraz, a alternativa para esse desafio é aprimorar aquilo que já
existe.
Comportamento
São 10 lições desenvolvidas pelo consultor que, empregadas com dedicação e
disciplina, trarão ótimos resultados aos gestores e às suas respectivas
empresas. São elas:
Invista mais tempo para conhecer a personalidade de seus colaboradores
- Todo mundo, sem exceção, deixa um rastro durante a vida e este histórico
indica tendências futuras. Não seria exagero afirmar que é o patrimônio mais
importante de uma pessoa. Portanto, avalia o especialista, é dramaticamente
importante conhecer a personalidade de seus funcionários.
Não force a natureza das pessoas - Apesar de a personalidade adquirir
alguma maleabilidade com o passar dos anos, a estrutura (a base) continua sendo
a mesma durante toda a vida, ou seja, não é bom negócio cobrar e insistir em
coisas improváveis.
Identifique os pontos fortes - A inteligência e a eficiência de uma
pessoa dependem de seu sucesso em tirar proveito de suas conexões mentais mais
fortes.
De acordo com Ferraz, ter um funcionário muito exigente, teimoso,
perfeccionista, mandão, falante, desconfiado ou qualquer comportamento que,
socialmente, é visto como inadequado, pode se tornar um ponto forte, se
utilizado em tarefas que demandem estas atitudes.
Posicione as pessoas onde elas rendem mais - A genética e o ambiente
geram um indivíduo talentoso à sua maneira, pela capacidade de reagir ao mundo
de um jeito único. Procure posicionar as pessoas onde elas possam usar seus
talentos na maior parte de seu tempo. O perfeccionista gosta de organizar, o
extrovertido de se relacionar, o dominante de comandar, o impaciente de
acelerar.
Faça prática deliberada - Prática deliberada é aquilo que fazemos
especificamente para melhorar aquilo que já temos de bom. Significa desenvolver
com técnicas, estudo e repetição nossos talentos. Um grande talento sem o
esforço do treinamento e da repetição não gera resultados. Muita prática
deliberada significará melhor desempenho. ‘Toneladas’ de prática deliberada
resultará na excelência.
Defina metas - Se você seguir as sugestões anteriores, terá autoridade
para cobrar metas mais agressivas. Explique os motivos e estipule metas de
aumento de faturamento, aumento de margem e diminuição de custos.
Cobre resultados - Parece óbvio, mas muitas empresas estipulam metas
gerais e não cobram metas individuais. Sempre que possível, cobre metas
individualmente. A maioria das pessoas consegue um desempenho 20% a 30% superior
quando as metas são quantitativas, e medidas e avaliadas mensalmente.
Institua a meritocracia - Premie, reconheça e promova os melhores,
independentemente do tempo de casa que possuam. Isso dará um "choque de gestão"
e motivará os mais talentosos e determinados.
Dê o exemplo - As pessoas só acreditam em um programa de melhoria se
quem o propõe o segue rigorosamente e sem complacência. O exemplo vem de cima.