Carreira / Emprego - Não ter um "plano B" para a carreira é perigoso! Especialista explica o motivo
Para a maioria das pessoas, é difícil se imaginar daqui a dez anos. O que você
acredita que estará fazendo? Quais serão suas necessidades no futuro? Em que
empresa estará trabalhando? Estará no mesmo emprego, com um cargo melhor, será
dono do próprio negócio ou viverá de seus investimentos?
As opções são inúmeras, dependendo da idade e da perspectiva profissional. Mas a
verdade é que nem todos estão preparados para colocar em prática um "plano B",
em caso de uma reviravolta - uma demissão repentina, a falência da empresa para
a qual trabalha, a necessidade de trabalhar em casa, por conta de uma doença na
família, entre tantas possibilidades que não podem ser ignoradas.
A importância do "plano B"
Segundo o sócio da Steer Recursos Humanos, empresa especializada em
aconselhamento profissional e recrutamento para cargos de alta qualificação,
Ivan Witt, poucas são as pessoas que desenvolvem uma segunda estratégia para a
carreira, e isso é um perigo.
O especialista recomenda, em primeiro lugar, ter uma reserva financeira e se
habituar a poupar, no mínimo, 10% do salário, aprendendo como aplicar
eficientemente as economias. Se o plano "B" de um profissional for abrir seu
próprio negócio, é preciso planejar detalhadamente o que será feito e
preparar-se para a mudança.
Witt elaborou um chek-list do que todo profissional deve ter ao alcance das
mãos:
- Identifique suas competências e habilidades, mesmo que sejam em áreas
diferentes de sua ocupação atual. Quem sabe não é o momento de aliar o que
você sonha em fazer com uma fonte de renda?
- Cuidado com o "canto da sereia". Franquias são interessantes, mas é
preciso uma análise detalhada de cada uma delas, antes de investir suas
economias;
- Lembre-se de que sua chance de ser bem-sucedido fazendo o que gosta é
muito maior do que simplesmente trabalhando por remuneração. Por isso, leve
em conta seus sonhos e suas vocações na escolha;
- Assegure-se, após ter tomado sua decisão, que existe mercado para sua
idéia;
- A experiência em grandes corporações não é sinônimo de sucesso na sua
próxima empreitada. Não hesite em buscar informação em entidades competentes
de apoio a pequenos empresários. Agilidade conquista-se na prática diária do
negócio;
- Para finalizar, duas considerações populares: quem não sabe sorrir, não
pode abrir lojinha, e a idéia de "quem é dono não tem patrão" é mentira!
Todos os clientes ocuparão essa posição!
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