É possível elaborar um plano básico de marketing pessoal e profissional para
estudantes universitários, e implantá-lo em sete semanas ou menos. O conteúdo
deste artigo faz parte do modelo de cursos intensivos e palestras que
ministramos em universidades, e tem como grande vantagem a facilidade de sua
implantação por qualquer estudante, desde que seja corretamente orientado.
Por que ter um plano de marketing pessoal? O objetivo
deste plano é dar uma vantagem competitiva ao estudante,
preparando-o antecipadamente para posicionar-se de maneira adequada no mercado
de trabalho. Assim, conseguirá enfrentar de maneira competitiva outros
profissionais que estejam eventualmente buscando uma inserção no mercado.
Existem tendências de mercado provocando mudanças na forma como as empresas
estão buscando o “novo profissional” para atender suas necessidades e de seus
clientes. Estas empresas não mais oferecerão o emprego tradicional, e sim oferta
de trabalho, cobrando dos profissionais apenas o resultado, independente do modo
como será feito.
Precisam de homens e mulheres que tenham um perfil mais empreendedor e menos
voltado para tarefas repetitivas e habituais. Baseado nesta tendência de
mercado, elaboramos um plano básico de marketing pessoal e de fácil implantação,
para possibilitá-lo começar a gerir sua carreira ainda dentro da universidade.
Plano de marketing pessoalPodemos dividir o plano de
carreira em dois conjuntos de ações:
- o desenvolvimento das competências essenciais a todo profissional
moderno;
- utilização de ferramentas de marketing para promoção pessoal e
profissional.
Etapas para implantação do plano de marketing pessoalPara efeito
didático e facilitar sua implantação, dividimos este plano em sete etapas que
devem ser implantadas em seqüência. Como sugestão, propomos ao estudante
desenvolver cada etapa em uma semana, para que ao final da sétima semana já
tenha o plano de marketing pessoal em funcionamento.
Primeira etapa – Documentação do plano. Defina objetivos
pessoais e profissionais, bem como metas para serem atingidas a curto, médio e
longo prazo. Nesta etapa, busque fazer uma reflexão pessoal, analisando em que
ponto está sua vida profissional e pessoal, bem como onde pretende chegar.
Segunda etapa - Pesquise, analise e estude seu mercado de
trabalho, seus concorrentes e seus futuros clientes (pessoas ou empresas).
Desenvolva uma marca pessoal e também defina produtos ou serviços que irá
oferecer ao mercado.
Terceira etapa – Faça uma análise e desenvolva suas
competências pessoais que são essenciais ao mercado:
- auto-motivação – capacidade de se auto motivar, independente da situação
ou da tarefa que precise realizar;
- bom humor – capacidade de gerenciar o próprio estado de espírito,
evitando deixar que situações desagradáveis de sua vida pessoal possam
influir negativamente no desempenho profissional;
- relacionamento interpessoal – capacidade de se comunicar de maneira
positiva e harmônica com outras pessoas, desenvolvendo relacionamentos e
laços de respeito mútuo;
- capacidade de produzir conhecimento – desenvolver continuamente
conhecimentos que sejam necessários para o crescimento profissional e
pessoal relacionados ao contexto do mercado em que estiver inserido;
- liderança – capacidade de tomar a iniciativa, trabalhar em equipe, e
influenciar positivamente as pessoas em seu contexto;
- criatividade – capacidade de inovar, criando novos métodos e soluções
para problemas novos e antigos. Adaptar-se às circunstâncias de maneira
inovadora;
- capacidade de sonhar – é através dos sonhos que podemos imaginar uma
situação ideal, e utilizar todos os nossos recursos para alcançá-la. Assim,
poderemos crescer pessoal e profissionalmente.
Quarta etapa – desenvolver material de divulgação para
promoção de seu negócio ou carreira. Utilize cartão de visita e, se necessário,
um folder de forma criativa e dinâmica.
Quinta etapa – criação de um site pessoal, blog ou
comunidade, onde poderá divulgar um portfólio de realizações relevantes.
Utilize o grande potencial da Internet, como a criação de grupos e outros
recursos da rede, que podem promover sua carreira.
Sexta etapa – o desenvolvimento de sua networking, ou rede
de relacionamentos, será fundamental para promoção de sua carreira. Ao longo de
sua passagem pela universidade, o estudante deve estabelecer vínculos com
pessoas e profissionais que podem ter uma influência importante em sua carreira
no futuro.
Sétima etapa – criação de um sistema de relações públicas,
para promover sua carreira junto ao mercado e ao público em geral. Elaboração e
publicação de artigos e trabalhos acadêmicos em sua área, participação em
associações e outras atividades que podem trazer evidência a sua pessoa.
Estas são as etapas básicas para implantação de um plano de marketing pessoal
para universitários. Nesta fase de promoção de uma carreira profissional, é
necessário contar com toda a ajuda e orientação possível. Temos certeza que com
este guia prático um estudante pode iniciar o gerenciamento de sua
carreira. Boa sorte.