Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Carreira / Emprego - Iniciativa: como funcionário, você executa ou espera acontecer? 

Data: 27/07/2007

 
 

Não sabia que era para fazer! Ninguém me avisou sobre isso! Quantas vezes você já disse frases como estas em seu trabalho? Analise-se com calma, antes de se justificar tanto: esta é uma ótima forma de medir sua iniciativa.

A situação fica mais fácil de ser encarada se você for responsável pelo trabalho de outras pessoas. Assim conseguirá se colocar no lugar do seu chefe, ao ouvir tantas argumentações ao lhe cobrar algo. Não é horrível quando você sente que seu subordinado não "interage"?

Pois bem: este é um dos principais fatores de "discórdia" entre empregados e empregadores - a falta de iniciativa.

Não espere mandar fazer
A contratação de pessoas pró-ativas, que conseguem se antecipar a algumas questões e, principalmente, dotadas de iniciativa, é o " sonho de consumo" de todo empregador.

Sabe-se que a realidade das empresas, com estrutura bastante enxuta e funcionários que exercem várias atividades numa mesma função, acaba dificultando o treinamento dos mesmos.

Justamente por isso, torna-se praticamente impossível uma assistência "personalizada". Portanto, o melhor é agir e não esperar apenas os fatos acontecerem.

Encare sua realidade
Analise-se com calma. É claro que cada pessoa vive uma situação em seu trabalho, e que o funcionário não pode ser penalizado por tudo o que acontece na empresa onde atua.

Por esta razão, pense a respeito: você conhece bem a empresa onde trabalha? Tem consciência da importância de seu trabalho? Depende da orientação de alguém para realizar suas tarefas? Consegue se antecipar às situações, resolvendo pendências, antes de ser cobrado por elas?

Pois bem, este é o ponto: antecipe-se, quando possível. Para isso, você deverá ter segurança de suas atitudes e uma visão melhor do "todo": lembre-se que toda ação reflete em algo. Você conhece bem os processos da empresa? Sabe por que o seu trabalho é importante?

Conquiste seus direitos!
Fazer acontecer significa também batalhar por seu espaço, quando perceber que algo não vai bem. Afinal, se você se mostra pró-ativo, executa bem suas tarefas e ainda assim seu superior imediato não reconhece esta qualidade em você, é preciso tomar uma atitude para reverter a situação.

Portanto, antecipe-se! Uma conversa franca com seu chefe pode ser um bom caminho. Peça a ele que o avalie, e examine cada característica apontada com atenção. Exponha sua opinião e apresente também seu ponto de vista. Sendo bem conduzido, este diálogo poderá significar um ótimo aprendizado. Boa sorte!



 
Referência: -
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :