Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Defenda-se - Fraudes: Pedras Preciosas de vários tipos e tamanhos 

Data: 30/05/2007

 
 
Aparecem periodicamente no Brasil propostas de venda (e muito raramente de compra) de pedras preciosas de vário tipo e tamanho.
Em alguns raros casos (quando o proponente não tem problemas em abrir a origem, apresentar os documentos etc ...) podem ser negócios reais ... Na maioria dos casos porém se trata de perdas de tempo. As razões pelas quais tais negócios aparecem são variadas e podem ser resumidas normalmente em um dos seguintes casos:
 
  1. Pedras de valor elevado (carregando laudos por valores muito diferentes um do outro) e/ou nas quais é preciso arranjar um "safekeeping" para vender. Neste caso as chances são grandes que se trate de lavagem de dinheiro, isso sobretudo se o comprador não é um operador profissional de mercado ou uma instituição financeira. Alternativamente pode se tratar de alguma tentativa de obter documentos para depois executar outras fraudes (veja seção sobre safekeeping).
  2. Pedras em lotes com perícias e valor determinado (sobretudo esmeraldas). É muito provável que se trate de golpe dado fornecendo pedras de baixa qualidade ou valor juntamente com um laudo forjado ou emitido por um perito cúmplice. Este tipo de negócios normalmente é apresentado como oportunidade única e tem que ser fechado com pressa (para não dar tempo de verificar muita coisa).
  3. Pedras encalhadas ou seja que não tem mercado ... por serem de qualidade ou tipo pouco procurados. Estas pedras são vendidas como investimento destinado a adquirir valor ... mas na realidade não representam investimento algum porque na hora de vende-las ninguém as quer !!
  4. Pedras para operações financeiras ... veja o parágrafo sobre fraudes com pedras !!
  5. Pedras brutas (sobretudo esmeraldas mas também diamantes) diretamente da mina por um valor bem em conta. Leve em conta que só um especialista (de confiança) pode avaliar quanto uma pedra poderá valer depois de lapidada. A pedra bruta é de dificílima avaliação por ser difícil, sobretudo no caso das esmeraldas, identificar as inclusões e as rachaduras internas. Existem truques, como o de deixar a esmeralda submersa em óleo mineral por um tempo, para fazer a pedra aparecer o que não é (sem rachaduras e outros defeitos), pelo menos aos olhos de um não especialista. Além disso existe sempre o risco de não conseguir lapidar a pedra como previsto por razões técnicas ou por erro do lapidador.


 
Referência: Fraudes.org
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Carreira / EmpregoCruz credo, vou ter que “chefiar” a equipe?
Negócios / EmpreendedorismoLiderança por exemplo: saiba o quanto sua atitude reflete na equipe que coordena
Carreira / EmpregoQual o perfil que um profissional de mídias sociais deve ter?
ConsumidorCompra de produtos de mostruário requer alguns cuidados!
ImóveisSe hábitos fossem mudados, condomínios poderiam ser mais baratos
AposentadoriaEstou há alguns anos sem contribuir com o INSS e pretendo regularizar essa situação para me aposentar. Como devo fazer?
ImóveisPortarias de prédios: Corretor: o sinal verde para a abertura do portão
Carreira / EmpregoCarreiras: alimentação é peça-chave para rendimento profissional
Carro / VeículoManutenção preventiva pode diminuir os efeitos da desvalorização do carro
13° salárioEconomistas recomendam quitar pendências com décimo terceiro