Consumidor - Compras: brasileiro está menos impulsivo e mais atento às promoções
O ano de 2007 pode ser considerado um dos melhores para o brasileiro, com
estabilidade de preços, emprego e renda. O bolso do consumidor ainda foi
beneficiado com uma mudança de comportamento: o brasileiro parece estar se
tornando menos impulsivo e mais atento às liquidações e promoções, segundo
mostrou pesquisa Ibope Mídia - Target Group Index.
A pesquisa mostrou que 81% dos homens sempre procuram ofertas e descontos.
Conhecidas por serem consumistas, as mulheres ficaram apenas um ponto percentual
atrás (80%). Se separarmos por classes sociais, a ABC (82%) busca mais descontos
e ofertas que as classes mais baixas DE (80%). A média de quem procura por
descontos e ofertas ficou em 80%.
Os dados foram coletados entre indivíduos de 12 a 64 anos nas principais regiões
metropolitanas do país.
Procura por preços baixos
Um outro aspecto que mostra mais cuidado com o dinheiro é a procura por preços
baixos no momento de realizar a compra. Na média, 74% das pessoas disseram fazer
isto, em proporção maior entre os homens (75%) do que entre as mulheres (74%).
Na análise das classes sociais, se sobressai a DE, com 77% das pessoas que
responderam que procuram valores mais em conta.
Quando o produto é caro, por sua vez, a maioria dos brasileiros, ou 54%, disse
que planeja a compra. Neste caso, homens e mulheres atingiram o mesmo percentual
de respostas, com 64% cada um. A classe C foi a destaque em planejamento de
compra de produtos que pesam mais no bolso, com 74% que afirmaram pensar
bastante antes da aquisição.
Em seguida, estão a classe AB, com 64% das respostas, e as classes sociais DE,
com apenas um ponto percentual a menos (63%).
A importância da marca
Os dados ainda mostraram que o brasileiro sempre procura a marca na embalagem do
produto, com 63% que responderam positivo à questão. Os homens, por sua vez, se
destacam nesta prática, com 67% de respostas, ante 65% das mulheres. A classe C
é a que mais busca a marca, com 71%, enquanto nas classes AB e DE, os
percentuais foram de 69% e 67%, respectivamente.
O consumidor ainda se mostrou fiel (68%), prática mais comum entre os homens
(68%) do que entre as mulheres (67%). A classe C mais uma vez é destaque, mas
agora em fidelidade, com 73% das respostas. Outros 60% dos respondentes disseram
gostar das marcas mais tradicionais.
Ainda no assunto marca, a experimentação é mais comum para os homens (53%) do
que para as mulheres (48%), enquanto a média ficou em 55% dos respondentes, os
quais mudam freqüentemente para variar e conhecer os produtos novos lançados no
mercado.
Impulso no supermercado
Por mais que o brasileiro tenha tomado mais consciência sobre a importância do
dinheiro, e tenha pesquisado mais no momento da compra, ainda existem aquelas
pessoas que não pensam duas vezes antes de colocar um produto no carrinho do
supermercado. A pesquisa mostrou que elas somam 35% dos respondentes.
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