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Consumidor - Compras: brasileiro está menos impulsivo e mais atento às promoções 

Data: 30/07/2008

 
 

O ano de 2007 pode ser considerado um dos melhores para o brasileiro, com estabilidade de preços, emprego e renda. O bolso do consumidor ainda foi beneficiado com uma mudança de comportamento: o brasileiro parece estar se tornando menos impulsivo e mais atento às liquidações e promoções, segundo mostrou pesquisa Ibope Mídia - Target Group Index.

A pesquisa mostrou que 81% dos homens sempre procuram ofertas e descontos. Conhecidas por serem consumistas, as mulheres ficaram apenas um ponto percentual atrás (80%). Se separarmos por classes sociais, a ABC (82%) busca mais descontos e ofertas que as classes mais baixas DE (80%). A média de quem procura por descontos e ofertas ficou em 80%.

Os dados foram coletados entre indivíduos de 12 a 64 anos nas principais regiões metropolitanas do país.

Procura por preços baixos
Um outro aspecto que mostra mais cuidado com o dinheiro é a procura por preços baixos no momento de realizar a compra. Na média, 74% das pessoas disseram fazer isto, em proporção maior entre os homens (75%) do que entre as mulheres (74%). Na análise das classes sociais, se sobressai a DE, com 77% das pessoas que responderam que procuram valores mais em conta.

Quando o produto é caro, por sua vez, a maioria dos brasileiros, ou 54%, disse que planeja a compra. Neste caso, homens e mulheres atingiram o mesmo percentual de respostas, com 64% cada um. A classe C foi a destaque em planejamento de compra de produtos que pesam mais no bolso, com 74% que afirmaram pensar bastante antes da aquisição.

Em seguida, estão a classe AB, com 64% das respostas, e as classes sociais DE, com apenas um ponto percentual a menos (63%).

A importância da marca
Os dados ainda mostraram que o brasileiro sempre procura a marca na embalagem do produto, com 63% que responderam positivo à questão. Os homens, por sua vez, se destacam nesta prática, com 67% de respostas, ante 65% das mulheres. A classe C é a que mais busca a marca, com 71%, enquanto nas classes AB e DE, os percentuais foram de 69% e 67%, respectivamente.

O consumidor ainda se mostrou fiel (68%), prática mais comum entre os homens (68%) do que entre as mulheres (67%). A classe C mais uma vez é destaque, mas agora em fidelidade, com 73% das respostas. Outros 60% dos respondentes disseram gostar das marcas mais tradicionais.

Ainda no assunto marca, a experimentação é mais comum para os homens (53%) do que para as mulheres (48%), enquanto a média ficou em 55% dos respondentes, os quais mudam freqüentemente para variar e conhecer os produtos novos lançados no mercado.

Impulso no supermercado
Por mais que o brasileiro tenha tomado mais consciência sobre a importância do dinheiro, e tenha pesquisado mais no momento da compra, ainda existem aquelas pessoas que não pensam duas vezes antes de colocar um produto no carrinho do supermercado. A pesquisa mostrou que elas somam 35% dos respondentes.



 
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