Negócios / Empreendedorismo - Entre vírgulas, pontos e novas expressões busque a clareza e a simplicidade
Para escrever bem no mundo dos negócios, valem as mesmas regras e dicas do
falar e portar-se bem em público: seja simples e objetivo.
Há tempos estamos comentando o quanto é importante para o vendedor desenvolver a
habilidade de comunicar-se bem, persuadir o cliente sem tornar-se inconveniente,
portar-se bem em público. Mas... e quando o vendedor precisa comunicar-se por
escrito? Quais são as habilidades necessárias? Como levar informações
necessárias sem provocar mal-entendidos ou distorções? Escrever bem é uma
necessidade para profissionais das mais diversas áreas – e, portanto, também
para o vendedor.
Em tempos de novas tecnologias, de pressão por resultados, de rapidez no
atendimento e nas respostas ao cliente, boa parte da comunicação,
necessariamente, se dá por escrito. Portanto, mãos à obra! É fundamental
escrever.
E para que o resultado seja efetivo, a primeira dica para escrever bem é buscar
sempre a clareza e a objetividade, o que não é difícil se tomarmos o caminho da
simplicidade. Não é necessário escolher palavras sofisticadas, estruturas
gramaticais complexas ou expressões que eram usuais na chamada “redação
empresarial” dos tempos antigos. Isso significa dizer que não precisamos, e nem
devemos, começar uma mensagem com “Venho por meio desta...”. Pelo contrário, o
ideal é ir direto ao assunto, sem rodeios nem floreios.
A utilização correta das normas da língua portuguesa também é desejável, para
não dizer básica. Erros de concordância estão entre os mais comuns, mas
normalmente a releitura do texto pode evitá-los. Devemos atentar para detalhes,
como perceber se começamos a frase no singular e terminamos no plural; se
começamos no feminino e terminamos no masculino; se mudamos de sujeito no meio
do período. Reler em voz alta ou para algum colega é um bom exercício para
encontrar e corrigir possíveis erros.
Por fim, não podemos deixar de lado algumas pequenas observações a respeito da
comunicação por e-mails, torpedos em telefones celulares e outras formas de
mensagens instantâneas. A nova linguagem dessas mensagens já se instalou, e
seria utópico afirmar que devemos seguir regras rígidas da língua portuguesa
nesses rápidos contatos.
Encurtar palavras, utilizar símbolos ou mensagens cifradas não são proibidos,
mas é necessário tomar cuidado para não parecer demasiado “adolescente” ou mesmo
para não confundir o receptor, que pode não estar habituado com: &, vc, hj e
outras expressões comuns na era digital.
Referência:
vendamais.com.br
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