Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Negócios / Empreendedorismo - Entre vírgulas, pontos e novas expressões busque a clareza e a simplicidade 

Data: 04/12/2007

 
 

Para escrever bem no mundo dos negócios, valem as mesmas regras e dicas do falar e portar-se bem em público: seja simples e objetivo.

Há tempos estamos comentando o quanto é importante para o vendedor desenvolver a habilidade de comunicar-se bem, persuadir o cliente sem tornar-se inconveniente, portar-se bem em público. Mas... e quando o vendedor precisa comunicar-se por escrito? Quais são as habilidades necessárias? Como levar informações necessárias sem provocar mal-entendidos ou distorções? Escrever bem é uma necessidade para profissionais das mais diversas áreas – e, portanto, também para o vendedor.

Em tempos de novas tecnologias, de pressão por resultados, de rapidez no atendimento e nas respostas ao cliente, boa parte da comunicação, necessariamente, se dá por escrito. Portanto, mãos à obra! É fundamental escrever.

E para que o resultado seja efetivo, a primeira dica para escrever bem é buscar sempre a clareza e a objetividade, o que não é difícil se tomarmos o caminho da simplicidade. Não é necessário escolher palavras sofisticadas, estruturas gramaticais complexas ou expressões que eram usuais na chamada “redação empresarial” dos tempos antigos. Isso significa dizer que não precisamos, e nem devemos, começar uma mensagem com “Venho por meio desta...”. Pelo contrário, o ideal é ir direto ao assunto, sem rodeios nem floreios.

A utilização correta das normas da língua portuguesa também é desejável, para não dizer básica. Erros de concordância estão entre os mais comuns, mas normalmente a releitura do texto pode evitá-los. Devemos atentar para detalhes, como perceber se começamos a frase no singular e terminamos no plural; se começamos no feminino e terminamos no masculino; se mudamos de sujeito no meio do período. Reler em voz alta ou para algum colega é um bom exercício para encontrar e corrigir possíveis erros.

Por fim, não podemos deixar de lado algumas pequenas observações a respeito da comunicação por e-mails, torpedos em telefones celulares e outras formas de mensagens instantâneas. A nova linguagem dessas mensagens já se instalou, e seria utópico afirmar que devemos seguir regras rígidas da língua portuguesa nesses rápidos contatos.

Encurtar palavras, utilizar símbolos ou mensagens cifradas não são proibidos, mas é necessário tomar cuidado para não parecer demasiado “adolescente” ou mesmo para não confundir o receptor, que pode não estar habituado com: &, vc, hj e outras expressões comuns na era digital.



 
Referência: vendamais.com.br
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
ImóveisVai comprar imóvel de uma empresa? Tome cuidados extras para não se prejudicar
Modelos de documentosInstrumento particular de alteração contratual por saída de um sócio com admissão de outro
Entrevista de empregoTimidez: é possível controlá-la na hora da entrevista de emprego
Carreira / EmpregoQueda para o fundo do poço: fracasso tem duas versões; escolha a certa
Entrevista de empregoUma análise sobre dinâmicas de grupo
Carreira / EmpregoGeração T: indivíduos que sabem de tudo, mas não avaliam nada
MotivaçãoSorriso e trabalho. Aspectos subjetivos de um simples gesto
Impostos / TributosRendimentos que "parecem" isentos podem comprometer restituição
Carreira / EmpregoComo retomar antigos contatos profissionais?
Impostos / TributosImposto de renda (IR): Como proceder para apresentar a Declaração Simplificada on line?