A Análise fundamentalista (ou Análise fundamental) é a análise
da situação financeira, econômica e mercadológica de uma empresa e suas
expectativas e projeções para o futuro.
Em contraposição da análise técnica, a análise fundamentalista não se baseia
no estudo das cotações de bolsa e os seus movimentos. A análise fundamentalista
interpreta dados fundamentais de uma empresa obtidos do balanço (análise
contábil) e informações sobre a situação do mercado, o patrimônio da empresa,
etc.
Essa análise é normalmente utilizada para definir o valor de mercado de uma
empresa e comparar com sua cotação atual no mercado.
DefiniçãoAvaliação técnica de fundamentos econômicos das companhias de
capital aberto e do desempenho de suas ações no mercado de capitais. Projeção do
comportamento de preços de ações a partir do estudo de características
particulares de cada empresa. Utiliza-se das demonstrações financeiras
divulgadas pela empresa assim como de informações setoriais e macro econômicas
para fundamentar recomendações sobre quais papéis devem ser comprados ou
vendidos. Metodologia para determinação do valor econômico de empresas e de
projetos.
Valor Patrimonial
É a divisão entre o patrimônio líquido da empresa e o número de ações
emitidas.
O resultado deste cálculo revela a relação existente entre os bens da empresa
e o valor da ação. O Valor Patrimomial não deve ser analisado
individualmente, muito menos utilizado como fator determinante de uma compra ou
venda de ativos. É rara a situação em que o valor da ação negociada na Bolsa de
Valores seja exatamente o mesmo resultante no cálculo do Valor Patrimonial
devido as distorções e expectativas do mercado em relação a resultados futuros
ou fatos significantes conectados diretamente ou indiretamente à empresa.
De qualquer forma, com o Valor Patrimonial conseguimos ver de forma rápida o
quanto inflacionado ou deflacionado encontra-se o valor da ação negociado no
mercado. Imagine que o cálculo do Valor Patrimonial tenha resultado em
R$10,00 por ação, porém o ativo desta empresa está sendo negociado no
mercado por R$15,00. Esta distorção de 50% do Valor Patrimonial em
relação ao atual valor negociado é devido as distorções e projeções futuras
citadas acima. Não há regra para que isto aconteça e a análise irá mudar-se de
muitas formas dependendo do setor em que está sendo feita. Numa empresa como a
Petrobras, por exemplo, deve-se ficar atento as estimativas do preço e produção
do barril de petróleo, já empresas mineradoras como a Vale (antiga Vale do Rio
Doce), é necessário levar em conta as projeções sobre o valor das commodities.
Índice
Preço/Lucro Definição
Quociente da divisão do preço de uma ação no mercado, em um instante, pelo
lucro líquido anual da mesma. Assim, o Índice preço/Lucro - P/L é o número de
anos que se levaria para reaver o capital aplicado na compra de uma ação, pelo
recebimento do lucro gerado por uma empresa. Para tanto, torna-se necessário que
se condicione essa interpretação à hipótese de que o lucro por ação se manterá
constante e será distribuído todos os anos.
O índice Preço/Lucro de uma ação (também conhecido por múltiplo de
lucros ou PLPA) é um índice usado para medir quão baratos ou caros os
preços das ações estão. É provavelmente o mais consistente indicador de ressalva
quanto ao otimismo excessivo no mercado. Serve também como um marcador de
problemas e de oportunidades de negócio. Relacionando o preço e os lucros por
ação de uma companhia, pode-se analisar a avaliação de mercado das ações de
companhias relativa à riqueza que a companhia está criando realmente. O índice
P/L é calculado da seguinte forma:
O preço por ação (numerador) é o preço de mercado de uma ação. O lucro por
ação (denominador) é o lucro líquido da empresa mais recente do período de um
ano, dividido pelo número de ações.
A razão principal de calcular o índice P/L é tornar comparável para os
investidores duas ou mais ações de empresas de diferentes setores. Se uma ação
tiver um P/L duas vezes maior do que de uma outra ação, este provavelmente é um
investimento menos atrativo (quanto maior for o P/L, mais "cara" estaria a
ação). As comparações entre setores entre países ou entre períodos são
perigosas.
Por exemplo, se a ação A estiver sendo negociada por R$ 24,00 e o lucro por
ação para o período mais recente de doze meses for R$ 3,00, então o índice P/L é
24/3 = 8. Por um lado, o comprador da ação estaria pagando R$ 8,00 por
cada R$ 1,00, por outro, estaria investindo numa empresa que promete ter bons
lucros futuros.
Valor Unitário da Ação
Divisão entre o valor do capital social realizado de uma empresa e o número
de ações emitidas.
Valor Nominal
Valor para cada ação no momento de sua emissão, através de uma IPO ou através
de uma emissão secundária.