Carreira / Emprego - Avaliação 360 graus: o que é, como funciona e quais são seus pontos fortes
"Para entender o que é uma avaliação 360º é necessário, primeiramente,
compreender que avaliação de competências não é avaliação de desempenho",
explica Renan de Marchi Sinachi, consultor da Leme Consultoria nas áreas de
Gestão Estratégica e Desenvolvimento de Pessoas.
Segundo ele, a avaliação 360º se baseia em múltiplas fontes. Por meio dela, o
colaborador pode ser avaliado por seus pares, superiores, subordinados, clientes
internos, levando em conta, até mesmo, sua auto-avaliação.
Avaliação de competência ou de desempenho?
"Mas esta avaliação pode ser de competências 360º ou avaliação de desempenho com
foco em competências 360º", diz.
Algumas empresas, erroneamente, atribuem ao seu instrumento de avaliação o nome
de avaliação de desempenho, considerando apenas as competências comportamentais
e técnicas necessárias para as funções da organização. Porém, a avaliação de
desempenho deve considerar muito mais do que competências. Por exemplo, deve
englobar a real entrega de cada colaborador para a organização.
"Para compreender esta entrega, devemos considerar que resultados efetivos são
provenientes de quatro perspectivas de análise, que são: competências
comportamentais, competências técnicas, resultados obtidos e responsabilidades",
explica Sinachi.
A realidade sob diversos prismas
A avaliação 360º, também conhecida como avaliação de múltiplas fontes, é um
instrumento para gestão de pessoas, que considera inúmeras óticas e pontos de
vista, para identificar o nível das competências de um profissional e sua real
entrega para a empresa.
"A avaliação de desempenho com foco em competências 360º fornece dados precisos
para gestão de pessoas, e ajuda a compreender suas necessidades de treinamento e
desenvolvimento, assim como suas potencialidades, considerando diversas óticas.
A garantia de maior proporção de realidade e veracidade no resultado da
avaliação é então a grande vantagem da avaliação 360º", completa o especialista.
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