Tudo o que você sempre quis saber sobre etiqueta para ter sucesso em suas
viagens de negócios.
Reservas de passagem e hotel
Quando feitas com a devida antecedência, facilitam bastante a vida do viajante.
Mas é preciso cumprir os horários estabelecidos. Por isso, seja sempre pontual.
A pontualidade é uma virtude indispensável a um profissional, além de ser uma
forma de respeito para com os demais. Seja pontual no café da manhã, no almoço,
nos encontros e, acima de tudo, respeite os horários do hotel ou local onde se
hospeda.
Organizando a mala de viagem
Para não levar roupa (e peso) a mais ou a menos, anote num papel os eventos de
negócios, o tempo livre para lazer, almoços e jantares que exigem um costume
diferente.
Feito isso, selecione rigorosamente as peças que vai levar, escolhendo aquelas
que combinem entre si, de maneira que você possa usá-las em mais de uma ocasião.
Menos roupa permite que você utilize mala menor e que as peças fiquem mais bem
ajeitadas, amassando menos.
Envolva em papel de seda as roupas de tecido frágeis que se amarrotam com mais
facilidade, .Isso evita atrito com outras peças e a formação de vincos (dobras).
Não se esqueça de acrescentar acessórios mínimos como cintos, uma escova para
roupas, linhas, tesourinha e agulhas para costurar e um conjunto de viagem para
engraxar os sapatos.
Se as roupas ficarem marcadas ou muito amassadas, pendure-as num cabide, leve-as
ao banheiro e ligue o chuveiro. O vapor elimina os vincos resultantes da viagem.
O que vestir nas reuniões e no dia-a-dia
Use roupas discretas e sóbrias, em cores fáceis de combinar. Evite tons
chamativos e estampas extravagantes. Para manter a aparência impecável, é
desnecessário dizer que as roupas devem estar limpas e bem passadas, combinando
com você: cabelos penteados, perfume discreto, gestos comedidos.
Em viagem de negócios, mulheres devem evitar roupas justas e coladas, decotes
ousados e insinuantes, bijuterias grandes e barulhentas, maquiagem carregada,
salto excessivamente alto... O bom senso deve prevalecer. Já os homens precisam
estar sempre bem barbeados, com bigodes e barbas bem aparados, sapatos
engraxados e, na maioria das ocasiões, vestindo terno e gravata (pode parecer
bobagem, mas mesmo no mundo dos negócios da Internet, terno e gravata ainda
impõem mais respeito que as roupas casuais).
Tanto o homem quanto a mulher devem evitar perfumes fortes e enjoativos.
Um segredinho infalível para o sucesso: mantenha sempre o bom humor. Ele é
essencial no nosso dia a dia e, principalmente quando estamos fora de nosso
habitat. Sorria mais e reclame menos! O hóspede que sorri e é carismático(a),
sempre será lembrado(a) quando retornar ao Hotel onde ficou hospedado e será
bem-vindo.
Outro segredinho infalível para ser bem-sucedido em viagens: a discrição. Ser
discreto é imprescindível para quem está fora de casa. A discrição se manifesta
no tom de voz, nas atitudes, gestos, procedimentos, forma de agir e de tratar as
pessoas. Seja gentil, prestativo, solidário e atencioso(a) com todos!
Palavras mágicas que devem constar no vocabulário de qualquer viajante:
"Por favor", "Com Licença", "Obrigado(a)" e "Desculpe-me". Elas facilitam a
comunicação, evitam constrangimentos e aborrecimentos, demonstram o seu grau de
educação e civilidade. E, mais importante, ajudam a abrir portas que até
pareciam intransponíveis. Aprenda estas palavras em vários idiomas. Você será
bem tratado em qualquer país, mesmo não dominando a língua.
"Senhor" e "Senhora" são formas de tratamento cerimoniosas que devem ser usadas
com pessoas mais importantes ou não muito jovens; evite excesso de intimidade e
apelidos.
No Hotel
Mantenha sempre a ordem e a limpeza dos seus aposentos; elas refletem a sua
personalidade!
Trate com respeito e, acima de tudo, com educação as pessoas que direta ou
indiretamente estão lhe prestando um serviço como: a arrumadeira, a telefonista,
a passadeira, a recepcionista, o motorista, o mensageiro... e é de bom tom
gratificá-los com uma gorjeta no último dia de sua estada.
Se tiver algum problema, nunca perca o controle emocional. Procure o gerente e
tente resolver da melhor forma possível, sem alterar a voz, sem apelar aos
palavrões, insultos ou humilhações. Nunca se esqueça daquele sábio dito popular:
"É conversando que se entende!".