Mudanças na equipe não são tão fáceis como parecem. Você tem sua rotina
diária de trabalho, tudo organizado, e nem assim consegue dar conta... Imagine
então quando chega um funcionário novo e você tem que, além de cumprir suas
tarefas, treiná-lo para que não existam falhas no processo.
A primeira impressão é a que fica
Parece até um chavão, mas no dia-a-dia de uma empresa a frase reflete a mais
pura verdade. Os primeiros dias de trabalho são essenciais para tornar o novo
funcionário seu maior aliado. É no momento do treinamento que você vai deixar
claras as regras, o perfil da empresa e como você deseja que as tarefas sejam
cumpridas.
Não ignore esse momento e nem as questões que, para você, possam parecer óbvias.
Trate as dúvidas com cuidado e responda-as prontamente. É melhor perder um pouco
mais de tempo no treinamento do que ter que consertar um erro que poderia ser
evitado com uma explicação mais detalhada.
Delegue responsabilidades
Não significa que você, logo de cara, terá que passar os trabalhos mais
importantes da empresa ou os procedimentos mais detalhados nas mãos da nova
pessoa (salvo, claro, se ela chegar exatamente para o cargo de maior
responsabilidade), mas é importante ressaltar quão necessário é o trabalho e
como a execução adequada das tarefas pode contribuir para o sucesso da empresa.
Tornando o funcionário parte do grupo e passando a imagem do quanto ele é
essencial, fica mais fácil exigir postura e resultados.
Mostre o ambiente
Pode parecer até banal, mas reserve um tempo para apresentar o local ao novo
colega. Banheiros, cozinha, água, materiais de escritório e o espaço físico de
cada departamento, bem como suas regras, devem ser conhecidos logo no início
para evitar problemas.
Aproveite esse período para apresentar, também, as pessoas de cada área e os
colegas que trabalharão diretamente com ele. Deixe clara a hierarquia da
empresa, quem reporta a quem, falando um pouco do trabalho de cada um.
Esse pequeno briefing do ambiente é importante, pois dará uma idéia geral
de como é o dia-a-dia da companhia.