Negócios / Empreendedorismo - Marketing Versus Vendas: Você precisa dos DOIS!
Pense por um momento. Sem Marketing, você não terá clientes potenciais. Sem
Vendas, você não conseguirá fechar tantos negócios.
Marketing é tudo que você faz para alcançar e conquistar clientes. Vendas é tudo
que você faz no nível individual do cliente para identificar negócios e reter os
clientes. Ambos são necessários para o sucesso de qualquer empresa. Você não
pode fazer um sem o outro e outro sem o um. Combinar estrategicamente ambos os
esforços é essencial para fazer a sua empresa crescer. Entretanto, se ambos os
esforços não estiverem alinhados, o oposto também acontece.
Enquanto Marketing deve fazer atividades de comunicação (propaganda, mala
direta, eventos, promoções, internet etc), distribuição, desenvolvimento de
produtos e serviços, análise de concorrência, internet etc. Vendas deve fazer
interações inter-pessoais um-a-um (reuniões, visitas, telefone, e-mails etc) com
cada um dos clientes da empresa para assegurar que os negócios serão fechados e
os clientes surpreendidos.
É necessário que essas múltiplas interações com clientes estejam 100% alinhadas
para que a empresa consiga fazer o cliente potencial sentir urgência por fazer
negócios com a empresa.
É por isso que é muito importante que ambas as partes desenvolvam um único
processo que combine marketing e vendas.
Você sabe como fazê-lo?
Experimente isso. Divida a sua lista de clientes potenciais em Clientes A, B e
C, onde os clientes A são aqueles clientes que fazem negócios frequentemente com
a sua empresa, clientes B são aqueles que fazem negócios esporadicamente com a
sua empresa, e clientes C são aqueles que não fazem negócios freqüentes com a
sua empresa.
A partir daí, dedique o tempo que for necessário para identificar a estratégia
adequada em como proceder com cada um desses grupos de clientes.
Mas lembre-se: tal estratégia deve ser desenhada a quatro mãos por
Marketing e Vendas, JUNTOS!
Referência:
BizRevolution
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