Carreira / Emprego - O que os outros sabem
Alguns profissionais se sentem confusos e inseguros ao falarem das suas
próprias habilidades, têm dúvidas se devem falar para todos que são bons em
determinados trabalhos ou devem esperar ser descobertos. Essa questão é mesmo
delicada e é preciso ter muito cuidado, pois as pessoas ficam o tempo todo
observando o nosso comportamento e depois rotulando-nos de acordo com as suas
próprias interpretações. Sempre que assumimos publicamente que somos bons nisso
ou naquilo, assumimos também responsabilidades e não podemos fazer propaganda
enganosa, pois nossa imagem será colocada à prova e poderá cair por terra.
Dependendo do perfil da empresa e critérios de avaliação, falar de si é ferir a
ética, ser esnobe e auto-suficiente, porém, o mercado deseja profissionais bons,
ousados, seguros e ambiciosos. Assim, como não falar sobre o que eu domino? Mas
lembre-se: não existe meio bom e se a sua resposta for mais ou menos, é porque
você não domina e será melhor assumir essa posição. Por outro lado, é importante
que os profissionais se mostrem e participem de situações em que as suas
habilidades apareçam com maior facilidade, ou seja, precisamos mostrar na
prática o que sabemos para que os demais saibam e possam aproveitar melhor os
nossos talentos.
Outro dia, um diretor de RH necessitava de um profissional para assumir a
liderança da produção da sua filial, anunciou nos jornais da região onde a
filial seria instalada, indicando o perfil desejado e entre os conhecimentos
solicitados o candidato precisava entender de PCP (Programa de Controle de
Produção). Um funcionário da matriz apresentou-se para a entrevista com o seu
currículo e, surpreso, o RH comentou que a vaga era para as pessoas que atendiam
o critério do PCP. O funcionário respondeu: “Sei disso, acontece que estou
fazendo especialização em PCP e acho que poderei ser útil à nossa empresa. Sei
que o erro é meu, deveria mostrar a vocês no que estou me especializando, talvez
minha chance pudesse ser melhor”. O RH, notando o erro, aceitou que ele fizesse
parte da seleção e acabou conquistando a vaga com folga. Após esse evento o
diretor de RH criou na empresa o banco de talentos, pois, percebeu que a sua
empresa não tinha informações completas e atualizadas sobre os seus
funcionários.
A dica de hoje é: não espere que os outros perguntem, fale de você, informe as
suas novas conquistas, atualize o seu currículo, participe dos eventos, mostre
as suas habilidades técnicas e de relações humanas, entregue ao RH da sua
empresa material suficiente para que eles verdadeiramente o conheçam. Isso é
fazer marketing pessoal. Por isso, não perca tempo, melhore sua imagem
diariamente.
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