A FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos adverte que falsas mensagens
eletrônicas estão circulando na Internet em nome da entidade e esclarece que não
desenvolve nem jamais desenvolveu softwares ou módulos de segurança,
individualmente ou em parceria com terceiros ou bancos associados.
Uma destas mensagens, contendo o logotipo dos 40 anos da Febraban, menciona
também os bancos Bradesco, HSBC, Citi, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil,
Nossa Caixa, Itaú, Banco Real, Santander e Unibanco e diz que desenvolveram um
‘Módulo de Segurança Compartilhado’ para “proteger os clientes correntistas em
suas transações on-line” e indica um site – que é falso. Evite clicar nesse
endereço falso ou em qualquer outro que termine em .exe.
Mensagens desse tipo devem ser imediatamente apagadas para evitar a infecção por
programa espião, que só ocorre depois do acesso ao link, download e instalação
do programa espião.
Recomendamos que além dos cuidados acima mencionados sejam seguidos os 20
mandamentos das transações eletrônicas seguras, indicados nas Dicas de Segurança
do site da FEBRABAN (
www.febraban.org.br ) e listados abaixo:
1. Atenção com os e-mails de origem desconhecida, que aguçam a sua
curiosidade ou que contenham mensagens como “Você está sendo traído”; “Seu nome
está na lista de devedores do Serasa (ou do SPC)”; “Confira: fotos picantes”.
Esses e-mails costumam ser a porta de entrada para programas espiões que roubam
as senhas do usuário e dão origem às fraudes. Na dúvida, delete o e-mail antes
mesmo de abri-lo;
2. Mantenha seu sistema operacional e programas antivírus atualizados;
3. Evitar acessar sua conta por meio de sites de bancos (Internet-banking) se
estiver utilizando computadores instalados em locais de grande circulação de
pessoas, como cyber cafés, lan-houses e outros computadores, mesmo que pessoais,
de seu local de trabalho ou estudo que são compartilhados com outras pessoas;
4. Troque periodicamente a senha utilizada para acessar seu banco na
Internet;
5. Mantenha em local seguro e fora da vista de terceiros os dispositivos de
segurança de seu banco, como cartões de senhas e tokens;
6. Se estiver em dúvida em relação à segurança de algum procedimento no
Internet-banking, entre em contato com o banco. Prevenção é a melhor forma de
segurança;
7. Acompanhe os lançamentos em sua conta corrente. Caso constate qualquer
crédito ou débito irregular, entre imediatamente em contato com o banco;
8. Na desconfiança do acesso à página de seu Internet Banking, clique na
barra superior de seu browser e movimente a janela, caso algum conteúdo
existente na página não acompanhe sua movimentação pode ser o indício de um
programa espião em seu computador (Agite seu Internet Banking antes de usar).
9. Nunca empreste seu cartão para ninguém nem permita que estranhos o
examinem sob qualquer pretexto. Pode haver troca do cartão, sem que você
perceba;
10. Não deixe seu cartão sem assinatura;
11. Muita atenção na hora de digitar sua senha nos pagamentos com cartão de
crédito e débito. Confira se o campo no qual você está digitando sua senha é,
mesmo, o destinado à senha. Ao efetuar pagamentos com seu cartão, não deixe que
ele fique longe do seu controle e tome cuidado para que ninguém observe a
digitação da sua senha. Se estiver efetuando o pagamento com cartão de crédito
em locais com máquinas manuais e alegarem que o comprovante não ficou bem
decalcado, exija que a mesma e a cópia carbono sejam rasgadas e inutilizadas. Ao
receber de volta o cartão verifique se é efetivamente o seu ;
12. Se não conseguir memorizar a senha e precisar anotá-la, guarde a anotação
em lugar diferente do cartão, reduzindo seus riscos em caso de roubo ou perda;
13. Caso seu cartão seja roubado, perdido ou extraviado, comunique o fato
imediatamente à Central de Atendimento do banco emissor, pedindo o cancelamento.
Em caso de assalto, também registre a ocorrência na delegacia mais próxima;
14. Em caso de retenção do cartão no caixa automático, aperte as teclas
“ANULA” ou “CANCELA” e comunique-se imediatamente com o banco. Tente utilizar o
telefone da cabine para comunicar o fato. Se ele não estiver funcionando, pode
tratar-se de tentativa de golpe. Nesses casos nunca aceite ajuda de
desconhecidos, mesmo que digam trabalhar no banco, nem aceite usar celular
emprestado, nem digite senha alguma na máquina ou qualquer aparelho mesmo que
seja celular;
15. Tome especial cuidado com esbarrões ou encontros acidentais, que possam
levá-lo a perder de vista, temporariamente, o seu cartão magnético. Se isso
ocorrer, verifique se o cartão que está em seu poder é realmente o seu. Em caso
negativo, comunique o fato imediatamente ao banco;
16. Solicite sempre a via do comprovante da operação e, antes de assiná-lo,
confira o valor declarado da compra;
17. Ao sair, leve cartões e talões de cheques de forma segura, sem deixá-los
a mostra. Assim, você evita riscos desnecessários;
18. Em viagem não deixe bolsa ou carteira em locais de trânsito de pessoas;
19. Se for efetuar compras com seu cartão pela Internet, procure, antes,
saber se o site é confiável e se tem sistema de segurança para garantia das
transações;
20. Evite expor seu cartão a campo magnético (rádio, alarme de veículo,
vídeo, celular, etc.) ou ao calor. Ambos podem prejudicar os registros da tarja
magnética do cartão, impedindo sua leitura pelas máquinas.