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Finanças pessoais - Crie uma planilha para auxiliar seu planejamento financeiro 

Data: 30/05/2007

 
 

Montar uma planilha de orçamento pode ser o primeiro passo no rumo de um planejamento financeiro eficiente. E, nessa hora, vale a pena preparar uma ferramenta que reflita os seus padrões de renda e consumo. Afinal de contas, a planilha tem que refletir o seu orçamento, e não um modelo padrão que não atenda às suas necessidades.

No entanto, quem nunca construiu uma planilha de orçamento pode se beneficiar de algumas dicas. Embora essas sugestões não sejam válidas para todas as situações, podem facilitar a tarefa para quem está começando e aperfeiçoar o acompanhamento de já desenvolveu uma planilha.

Mês a mês
Uma sugestão é criar a planilha analisando suas contas mês a mês, organizando os meses em colunas. Após a coluna referente ao mês de dezembro, crie uma outra que traga a soma de todos os meses, ou seja, use a função de soma para gerar este número automaticamente com base nas informações já digitadas.

Vale sempre lembrar que a primeira coluna da planilha deve trazer a descrição de cada conta. Procure também criar, para cada categoria, uma linha para o total, visando facilitar sua análise. Isso permite que você, além de acompanhar cada conta ao longo do tempo, tenha uma visão mais simples do todo.

Para sofisticar mais a planilha e facilitar a análise, você pode incluir uma fórmula que calcule o quanto cada categoria equivale do total. Por exemplo: se as despesas com alimentação são R$ 1.250, de um total de R$ 6.000 de gastos, fica fácil visualizar a importância desse item, que representa 20,8% das despesas.

Contabilizando as receitas
Na hora de preparar a parte da planilha referente às receitas, é importante segregar as diversas categorias. Você pode começar pelas receitas de trabalho, como salários, décimo terceiro, horas extras, comissões, férias e bonificações.

A seguir, você pode considerar as receitas com investimentos, que incluem juros recebidos, ganhos de capital e dividendos. Caso seja relevante, crie também uma categoria para rendimentos de aposentadoria.

Outras categorias que podem ser incluídas são devolução de impostos, devolução de pagamentos, ganhos com loterias, pensões recebidas e prêmios de seguros.

Segregando as despesas
Para facilitar a visualização, você pode ordenar as diversas categorias de despesas por ordem alfabética. As cinco primeiras são: alimentação (açougue, supermercado, restaurantes, outros), aluguel, animal de estimação (caso relevante), automóvel (combustível, manutenção, equipamentos, seguros e outros) e contas a pagar (água e esgoto, condomínio, eletricidade, gás, internet, lixo, telefone fixo, telefone celular , TV a cabo, outros).

A seguir, você pode criar categorias para despesas com bens de consumo (eletrodomésticos, informática, telefone etc), despesas com filhos (babá, educação, lazer, roupas, saúde, outros), despesas domésticas (funcionários, itens de decoração, lavanderia, manutenção, reformas e seguro residencial), despesas financeiras (juros, anuidade de cartão), despesas pessoais (incluindo seguros pessoais), diversos, doações, férias (acomodação, aluguel de carro , passagens, outros) e impostos.

Para completar, utilize categorias como lazer (artigos esportivos, cinema, eventos culturais, espetáculos, fotografia, jogos, livros e revistas, música e outros), presentes, retiradas para pequenas despesas, roupas, pensões a pagar, saúde (dentista, exames, hospital, médicos, planos de saúde, remédios) e tarifas bancárias.

Alguns cuidados
Na hora de preparar sua planilha, é fundamental diferenciar entre despesas efetivas e meios de pagamento. Isso explica porque não é recomendado criar uma categoria para cartão de crédito, por exemplo. Afinal de contas, as despesas realizadas com cartão de crédito se encaixam em outras categorias.

Caso tome ou faça empréstimos (incluindo financiamento de casa própria), tente sempre segregar o que se relaciona, de um lado, ao principal e, de outro, a juros (que podem ser encaixados nas categorias acima). Isso é recomendável para não misturar o dinheiro que é investido para comprar um apartamento , por exemplo, dos juros pagos no empréstimo tomado junto a um amigo.

O mais importante é sempre lembrar que dificilmente duas pessoas ou famílias terão planilhas de orçamento iguais. Use sua criatividade e adapte a planilha às suas necessidades.



 
Referência: InfoMoney
Autor: Equipe Infomoney
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :