Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Finanças pessoais - Estabilidade financeira: 4 passos 

Data: 19/06/2007

 
 

Ter uma vida financeira estável pode ser uma odisséia dependente de diversos fatores, alguns dos quais difíceis de controlar. Por outro lado, temos alguma capacidade própria de decidir o nosso destino, pelo que apresento hoje 4 simples passos básico de controlo e orientação da vida financeira.

1. Diminuir o crédito

O crédito pode ser, em certas alturas, um mal necessário para comprarmos aquele bem que tanto precisamos e para o qual não temos disponibilidade imediata - e.g. a aquisição de habitação. Mas na maior parte dos casos o crédito é financeiramente muito prejudicial, implica uma prestação mensal fixa (a abater ao seu orçamento) e inclui juros altos, especialmente no caso do crédito ao consumo.

O primeiro passo para atingir a estabilidade financeira é amortizar o máximo possível dos seus créditos, eliminando-os se possível. A este propósito escrevi um artigo que mostra quais as vantagens de amortizar antecipadamente o crédito à habitação - que é dos menos caros.

O único bom crédito é aquele que é gratuito - e a maior parte não o é.

2. Conhecer as suas despesas

Se for como a maioria das pessoas, não saberá (nem sequer aproximadamente) onde gasta o seu dinheiro. E é normal, pois temos imensas despesas com que contar: alimentação, gasolina, jantares, prendas, eletricidade, celulares… Como calcula não é positivo (a não ser que o dinheiro não seja a mínima preocupação), pois não lhe permite avaliar o seu perfil de consumo e logo não consegue precisar em que tipo de despesas gasta mais dinheiro.

Para que possa passar ao passo 3 é imprescindível tomar nota do que gasta. Utilize o Excel, uma base de dados profissional, o que quiser, mas tome nota. Adopte o grau de obsessão que achar adequado, mas é conveniente ser detalhado.

3. Poupar

Agora que já sabe onde gasta o seu dinheiro, é preciso poupar. Comece por examinar as categorias de despesas que correspondem a 80% das suas despesas e pense em maneiras de as diminuir. Aqui vão alguns exemplos:

  • Comer menos vezes fora
  • Comprar mais produtos de marca branca
  • Evitar compras por impulso
  • Ponderar bem as escolhas, essencialmente de produtos de valor significativo
  • Fugir de compromissos de pagamentos mensais fixos (time-sharings, assinaturas de produtos, etc…)

Poupar é o passo mais simples de perceber mas talvez o mais difícil de pôr em marcha. Não só nos é difícil evitar gastar como temos dificuldade em descobrir de que forma podemos poupar. Um exercício esforçado mas importante.

4. Investir

O último passo para a consolidação da sua situação financeira é investir. Uma parte significativa do dinheiro que consegue poupar deve ser aplicado nalguma espécie de investimento financeiro. Pode ser algo tão simples e seguro como um depósito a prazo, o que interessa é investir .

A título de exemplo, uma poupança mensal de R$ 100,00 aplicados a uma taxa de 4%, rende mais de R$ 36.000,00 ao fim de 20 anos.

Lembre-se que o futuro da Segurança Social é, no mínimo, incerto. Poderá ter de contar com que a sua reforma seja o resultado do investimento da sua poupança ao longo dos anos. E não há capacidade de investimento sem poupança.



 
Referência: -
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
ImóveisImóvel no litoral? Preste atenção às taxas de foro e ao laudêmio
Carreira / EmpregoSucesso profissional ou realização pessoal: como resolver esse dilema?
Carreira / EmpregoDestacar-se sem aparecer: qual o truque para crescer no mundo corporativo?
Finanças pessoaisPlanejamento: você deve fazer parte de suas metas financeiras
Carreira / EmpregoCarreiras: conheça alguns sinais de que está na hora de deixar o emprego
AposentadoriaCustos: O preço da sobrevivência
Negócios / EmpreendedorismoSeis canais de comunicação interna rápidos, baratos e eficientes
Defenda-seFraudes: Cheques Roubados, Falsos, Clonados ou Adulterados
Economizar / PouparMaterial escolar: compra antecipada pode garantir economia para o bolso
Negócios / EmpreendedorismoMargem de segurança