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Filhos - Famílias com filhos maiores de 18 consomem mais cultura no Brasil 

Data: 03/07/2007

 
 
As famílias com filhos acima de 18 anos são as que mais gastam com cultura no Brasil. A afirmação faz parte da série de artigos do livro "Gastos e consumo das famílias brasileiras contemporâneas", lançado pelo IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.

De acordo com os dados, em cada 100 domicílios, as famílias com filhos acima de 18 anos gastam em média R$ 82, enquanto as famílias sem filhos gastam R$ 56,7 com atividades culturais.

A estrutura familiar também interfere no local em que as famílias mais consomem cultura. As famílias com filhos acima de 18 anos gastam mais com práticas extradomiciliares (23%) e as famílias que têm filhos com até 18 anos gastam mais com atividades feitas no interior da casa (87%). Já nas famílias sem filhos, os gastos com práticas fora de casa representam 18%.

No geral, as famílias brasileiras destinaram 3% de seus gastos em 2002 com artigos culturais. Em dinheiro, o montante é de R$ 31,9 bilhões, o que representa 2,4% do PIB.

Cultura em casa
Entre as atividades culturais consumidas dentro de casa (televisão, vídeo, música e leitura), os dispêndios com equipamentos correspondem a 41% dos gastos com audiovisual. Os gastos com TV a cabo são de R$ 2,1 bilhões, próximos a 7% do total.

As gastos relacionados à leitura (livros e imprensa) representam 15,6% do total, e o segundo lugar em montante e peso no consumo cultural. O consumo de livros concentra-se em boa parte nas classes de renda alta: 90% das classes A/B, 66% da C e 42% das D/E têm mais de dez livros em casa.

As despesas com produtos da indústria fonográfica chegam a 14,6% dos dispêndios culturais totais. No entanto, 73,4% se referem a gastos com equipamentos e 26,6% a gastos com CD, disco vinil, fitas etc.

Quando o assunto é microinformática, os gastos das famílias brasileiras chegam a R$ 4,6 bilhões ou 14,6% do total cultural. Desses gastos o maior peso é com equipamentos. Gastos com internet representam 16,6%, o equivalente a R$ 776 milhões. Em 2002, 14% da população possuia computador em casa e apenas 10% tinha internet, o que revela que ainda há dificuldades para a popularização do computador.

Cultura fora de casa
Os gastos fora de casa abrangem práticas culturais, como teatro, shows, circo, cinema, museus, e práticas de lazer, como zôo, discoteca etc. As primeiras representam 10,5%, e as segundas, 7,3% dos dispêndios culturais.

Dentro deste universo, o cinema representa 22% dos gastos com saídas, seguido pela freqüência a espetáculos artísticos, com 38%. Outras saídas, como danceterias, ultrapassam 40%.

Dispêndios Culturais
Confira tabela com os itens culturais consumidos pelas famílias brasileiras em 2002:

 
Itens de despesa cultural Total (R$ mil) %
Audiovisual 13.177.006 41,2
Cinema 1.227.048 3,8
Fotografia e aparelhos audiovisuais 1.910.945 6,0
Tv a cabo 2.199.819 6,9
TV (equipamento) 4.383.598 13,7
Vídeo (conteúdo) 2.420.504 7,6
Vídeo (equipamento) 1.035.092 3,2
Espetáculos ao vivo 2.142.969 6,7
Artes (teatro, circo, danças) 1.378.458 4,3
Indústria Fonográfica 4.649.771 14,6
Música (instrumentos, shows) 764.511 2,4
Cd, vinil, fita 1.235.588 3,9
Equipamento de som 3.414.183 10,7
Leitura 4.993.774 15,6
Didáticos 998.752 3,1
Livros 559.937 1,8
Periódicos 3.435.085 1,8
Microinformática 4.670.364 14,6
Acessórios 164.577 0,5
Internet 776.185 2,4
Microequipamento 1.048.888 3,3
Microcomputador 2.680.714 8,4
Outras saídas (danceterias, zôo) 2.319.372 7,3
Consumo cultural total 31.953.255 100


 
Referência: -
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