Filhos - Famílias com filhos maiores de 18 consomem mais cultura no Brasil
As famílias com filhos acima de 18 anos são as que mais gastam com cultura no
Brasil. A afirmação faz parte da série de artigos do livro "Gastos e consumo das
famílias brasileiras contemporâneas", lançado pelo IPEA - Instituto de Pesquisa
Econômica Aplicada.
De acordo com os dados, em cada 100 domicílios, as famílias com filhos acima de
18 anos gastam em média R$ 82, enquanto as famílias sem filhos gastam R$ 56,7
com atividades culturais.
A estrutura familiar também interfere no local em que as famílias mais consomem
cultura. As famílias com filhos acima de 18 anos gastam mais com práticas
extradomiciliares (23%) e as famílias que têm filhos com até 18 anos gastam mais
com atividades feitas no interior da casa (87%). Já nas famílias sem filhos, os
gastos com práticas fora de casa representam 18%.
No geral, as famílias brasileiras destinaram 3% de seus gastos em 2002 com
artigos culturais. Em dinheiro, o montante é de R$ 31,9 bilhões, o que
representa 2,4% do PIB.
Cultura em casa
Entre as atividades culturais consumidas dentro de casa (televisão, vídeo,
música e leitura), os dispêndios com equipamentos correspondem a 41% dos gastos
com audiovisual. Os gastos com TV a cabo são de R$ 2,1 bilhões, próximos a 7% do
total.
As gastos relacionados à leitura (livros e imprensa) representam 15,6% do total,
e o segundo lugar em montante e peso no consumo cultural. O consumo de livros
concentra-se em boa parte nas classes de renda alta: 90% das classes A/B, 66% da
C e 42% das D/E têm mais de dez livros em casa.
As despesas com produtos da indústria fonográfica chegam a 14,6% dos dispêndios
culturais totais. No entanto, 73,4% se referem a gastos com equipamentos e 26,6%
a gastos com CD, disco vinil, fitas etc.
Quando o assunto é microinformática, os gastos das famílias brasileiras chegam a
R$ 4,6 bilhões ou 14,6% do total cultural. Desses gastos o maior peso é com
equipamentos. Gastos com internet representam 16,6%, o equivalente a R$ 776
milhões. Em 2002, 14% da população possuia computador em casa e apenas 10% tinha
internet, o que revela que ainda há dificuldades para a popularização do
computador.
Cultura fora de casa
Os gastos fora de casa abrangem práticas culturais, como teatro, shows, circo,
cinema, museus, e práticas de lazer, como zôo, discoteca etc. As primeiras
representam 10,5%, e as segundas, 7,3% dos dispêndios culturais.
Dentro deste universo, o cinema representa 22% dos gastos com saídas, seguido
pela freqüência a espetáculos artísticos, com 38%. Outras saídas, como
danceterias, ultrapassam 40%.
Dispêndios Culturais
Confira tabela com os itens culturais consumidos pelas famílias brasileiras em
2002:
Itens de despesa cultural |
Total (R$ mil) |
% |
Audiovisual |
13.177.006 |
41,2 |
Cinema |
1.227.048 |
3,8 |
Fotografia e aparelhos audiovisuais |
1.910.945 |
6,0 |
Tv a cabo |
2.199.819 |
6,9 |
TV (equipamento) |
4.383.598 |
13,7 |
Vídeo (conteúdo) |
2.420.504 |
7,6 |
Vídeo (equipamento) |
1.035.092 |
3,2 |
Espetáculos ao vivo |
2.142.969 |
6,7 |
Artes (teatro, circo, danças) |
1.378.458 |
4,3 |
Indústria Fonográfica |
4.649.771 |
14,6 |
Música (instrumentos, shows) |
764.511 |
2,4 |
Cd, vinil, fita |
1.235.588 |
3,9 |
Equipamento de som |
3.414.183 |
10,7 |
Leitura |
4.993.774 |
15,6 |
Didáticos |
998.752 |
3,1 |
Livros |
559.937 |
1,8 |
Periódicos |
3.435.085 |
1,8 |
Microinformática |
4.670.364 |
14,6 |
Acessórios |
164.577 |
0,5 |
Internet |
776.185 |
2,4 |
Microequipamento |
1.048.888 |
3,3 |
Microcomputador |
2.680.714 |
8,4 |
Outras saídas (danceterias, zôo) |
2.319.372 |
7,3 |
Consumo cultural total |
31.953.255 |
100 |
|