Lembra quando você está angustiado por que não consegue integrar os membros
da sua equipe e alcançar os resultados desejados? Ou quando não consegue obter
de outro departamento o que ficou combinado e sua área está prejudicada? Quando
seu filho parece andar fazendo tudo para lhe contrariar? E, ainda por cima, você
não está conseguindo equilibrar sua vida profissional com a tão sonhada
qualidade de vida?
O que está em questão é a sua competência como líder. Mas quando se pensa em
Liderança, a maioria da literatura e dos programas de treinamento parte do
princípio que temos de nos capacitar para liderar ... os outros! Ensina-se a
como comandar os outros, como motivá-los, como ser um chefe melhor, como se
relacionar melhor com pessoas difíceis, com os filhos, etc. Sempre os outros,
como se o foco da liderança residisse nos liderados.
Nada de errado em tentar liderar melhor os outros. O problema é que técnicas
e receitas de liderança não surtirão o efeito desejado se você não adquirir uma
competência fundamental para o seu sucesso como líder: antes de pretender
liderar os outros, aprender a liderar a você mesmo.
Importante que você adquira a atitude de liderar-se. Isso implica em liderar
suas emoções, seus ímpetos, suas deficiências e saber suplementá-las com pessoas
de sua equipe ou com parceiros na sua vida pessoal. Mas isso só será possível se
você tiver uma elevada dose de auto-conhecimento.
Exemplo
Por exemplo, se você se conhece bem e já sabe que é do tipo executor, que não
planeja muito as ações e de certa forma atropela as circunstâncias no afã de
realizar os resultados que deseja, nada melhor que ter em sua equipe uma ou duas
pessoas que sejam mais do tipo planejadoras e contrabalancem essa sua
característica pessoal.
Mas, se, pelo contrário, você for um líder que prima mais pelo planejamento
detalhado e não está conseguindo realizar as metas que são esperadas de sua
equipe, contrate pessoas mais realizadoras, do tipo "artilheiro", aquelas que
fazem gols e garantem os resultados do time, mesmo que não sejam tão
qualificados como você gostaria.
O líder precisa aprender a liderar a si próprio também no que diz respeito a
suas emoções. Isso se revela com clareza na hora de dar feedback a membros de
sua equipe ou a familiares. Se você tem o chamado pavio curto e explode com
facilidade quando algo não está indo de acordo com o que deseja, importante ter
consciência disso e se disciplinar para avaliar desempenho dos outros ou para
tentar ajustar o comportamento dos seus liderados, em vez de simplesmente dizer
tudo que vem a cabeça e destruir a auto-estima dos que o cercam. Aprenda a
reconhecer o que outros fazem de correto, valorize suas pequenas vitórias, use o
seu ímpeto e arroubos emocionais mais nos momentos de feddback positivo, quando
couber.
Liderança não é uma questão técnica, mas de atitudes e posturas. Atitudes
perante outros, mas também perante a si mesmo. A disciplina 1.0 da Liderança
deveria ser: Antes de Liderar os outros, aprenda a liderar a si mesmo. Mas isso
não se ensina apenas em escolas...