Como construir um empreendimento bem-sucedido
“Trabalhar o seu negócio, e não em seu negócio”.
Michael E. Gerber
(O Mito do Empreendedor)
Um grande desafio para novos e antigos escritórios jurídicos, para as escolas
de Direito que precisam atualizar seus currículos ajudando os alunos a ingressar
no mercado, e até para a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entidade que
congrega os operadores do direito e se preocupa com o sucesso de seus
associados, é responder a seguinte pergunta: como criar um plano de negócios
para tornar os escritórios de advocacia um empreendimento de sucesso?
Vamos topar este desafio e apresentar um plano básico, mostrando o que tem de
estar presente neste modelo, para viabilizar um empreendimento. É preciso
dividir o processo em etapas, e mostrar ao advogado que existe uma estratégia
para cada etapa, com o objetivo de tornar seu escritório uma organização
lucrativa e uma fonte de prazer pessoal e realização profissional.
Mudança de postura do profissionalO advogado não acorda um
belo dia e resolve tornar-se um homem de negócio. Ao contrario, primeiramente
ele precisa realizar um mudança comportamental e alterar a forma de encarar a
profissão que abraçou. Não basta ser apenas um técnico competente, é preciso
desenvolver outras áreas de interesse e novas formas de interagir como o
mercado. Algumas mudanças necessárias são:
- Além de um técnico, ele necessita também se tornar Gestor e
Empreendedor.
- Precisa desenvolver competências como comunicação, relacionamento
interpessoal, liderança, habilidade de negociação, capacidade de trabalho em
equipe, criatividade e conhecimento do mundo dos negócios.
- Deve orientar o escritório para uma área do Direito que melhor
represente suas aspirações pessoais e profissionais, e que esteja de acordo
com suas habilidades e competências naturais. É fundamental descobrir qual
área melhor desperta sua “paixão pela profissão”.
Estratégia organizacionalElabore um organograma funcional
do negócio, colocando nele os setores que deverão ser administradas quando o
empreendimento estiver funcionado “a todo vapor”. Muitos escritórios se
organizam em torno de pessoas, em vez de se organizarem em torno de funções,
desta forma as responsabilidades não ficam bem definidas e isto pode resultar em
conflitos.
Sem um organograma, as coisas vão depender da sorte, de um ótimo
relacionamento, da boa vontade e da personalidade de cada sócio. Infelizmente,
estes ingredientes não são os melhores atributos para um empreendimento de
sucesso, ao contrario, é a receita para o caos e o desastre.
Vejamos o exemplo de um organograma básico. Digamos que três profissionais se
associaram e resolveram batizaram seu escritório com o sobrenome dos sócios,
chamando-o de “Ferreira, Fontes, Silva e Advogados Associados”. Após
reunião, onde analisaram a experiência de cada um e suas aptidões pessoais,
decidiram a seguinte divisão de responsabilidade.
- Diretor Presidente – Sócio Ferreira, responsável pela realização global
dos objetivos estratégicos.
- Diretor de Marketing – Sócio Fontes, responsável pela busca de clientes
e promoção da marca.
- Diretor de operações – Sócio Silva, responsável pelo gerenciamento dos
processos judiciais e contratos dos clientes.
- Diretor financeiro – Sócio Ferreira, responsável pelo gerenciamento
financeiro.
Elabore um Organograma funcional básico representando esta divisão de
responsabilidades.
Após a divisão de funções, os sócios podem celebrar um contrato formal entre
si, assumindo cada um suas responsabilidades, sendo que o sócio Ferreira, além
da função de Diretor presidente, ficou com a função de diretor financeiro.
Em seguida poderão expandir o organograma em mais níveis, para incluir outras
funções que deverão ser exercidas, no futuro, por eles mesmos e também por
colaboradores, estagiários, recepcionistas, etc.
Estratégia de marketingA pergunta é a seguinte: como
conquistar continuamente clientes, de forma lucrativa, e promover o crescimento
sustentado do negócio?
A resposta obvia é: utilizar ações e ferramentas de marketing eficazes.
Algumas delas são:
- Desenvolver parcerias e relacionamentos profissionais com outros
profissionais de áreas correlatas.
- Participar de associações e entidades de classe que congreguem seus
principais clientes alvo.
- Promover eventos e ministrar palestras com objetivos informativos juntos
aos clientes em potencial.
- Publicar artigos informativos em sites, jornais e revistas sobre temas
de interesse de seu público.
- Desenvolver um relacionamento com os meios de comunicação prestando
sempre informação que despertem interesse.
- Elaborar um cadastro de clientes atendidos e manter contato e
relacionamento permanente com os mesmos.
- Utilizar todo o potencial da internet através de sites, blogs,
newsletter e participação em grupos de discussão e comunidades
profissionais.
- Utilizar cartão de visita e um folder com a apresentação dos serviços do
escritório.
Todas estas ações precisam estar de acordo com o Código de Ética da OAB.
Estratégia de sistemaNeste ponto, o negócio já estará
formatado. Os sócios do escritório mudaram sua visão profissional adaptando-se à
nova conjuntura empresarial, desenvolveram as competências necessárias ao
sucesso do negócio e criaram uma estrutura organizacional além de terem definido
o mercado que vão atuar.
Resta agora criar um sistema, para incorporar todas estas ações, ferramentas
e decisões tomadas ao dia a dia do empreendimento. A estratégia de sistema
permite três coisas:
- Documentar o roteiro e as ações a serem desenvolvidas,
- Medir os resultados alcançados.
- Orquestrar as ações de forma a tornar o negócio uma verdadeira
engrenagem que funciona pra valer.
Cada sócio, e também os colaboradores que vierem a participar do
empreendimento, terão funções e responsabilidades específicas, e deverão prestar
conta das mesmas.
Estratégia gerencialNo Inicio deste texto fizemos uma
citação do conhecido consultor de empresas americano Michael Gerber, autor do
livro “O Mito do Empreendedor”, (Editora Saraiva, 1986), que diz: “Trabalhe
o seu negócio, e não em seu negócio”.
Esta frase significa que devemos levar em conta que o mercado e os gostos e
expectativas dos clientes mudam continuamente. Por isto, um empreendimento de
sucesso precisa acompanhar as tendências e evoluir continuamente.
O consultor Vicente Falconi, um dos responsáveis pela implantação do “Choque
de Gestão” em diversas administrações públicas e privadas no Brasil, nos dá a
receita de como gerenciar um negócio, através do Ciclo PDCA de Controle de
Processos Gerenciais, em seu livro “TQC – Controle da Qualidade Total”,
(Fundação Christiano Ottoni, 1992).
No chamado ciclo PDCA (PLAN, DO, CHECK, ACTION), existe quatro fases básicas
de controle: planejar (P), executar (D), verificar (C) e atuar corretiva e
evolutivamente (A).
Portanto, no PDCA é necessário:
- Fazer o planejamento, estabelecendo metas e definindo os meios
de se atingir as metas propostas.
- Executar as tarefas exatamente como previstas no plano e
coletar dados para observação do processo.
- A partir dos dados coletados, verificar se os resultados
propostos foram alcançados.
- Nesta etapa se faz a ação corretiva onde se detectou algum
desvio, para evitar que volte a ocorrer, e também realizar as melhorias
necessárias à evolução do empreendimento.
Ser um gestor de sucesso não é apenas conseguir fazer a maquina funcionar da
mesma forma, ao longo do tempo, mas também evitar que a rotina tire o vigor e a
criatividade do empreendimento.
É preciso reinventar seu negócio a cada período de tempo, inovar e explorar
oportunidades, desenvolver aptidões e atender seguidamente as novas expectativas
dos clientes. A mudança deve se tornar parte da rotina, pois a estagnação do
escritório gera perda de motivação, de criatividade e da paixão pela profissão.
Construindo o sonho profissionalAo desenvolver um plano de
negócios como este, o advogado estará dando o primeiro passo para alcançar o seu
sonho profissional. Estas são as linhas gerais, mas também é um roteiro prático
e funcional. Não é um caminho fácil e sem sacrifício, na verdade exigirá
disciplina e determinação, esforço e paciência. No entanto é um plano que
funciona de verdade.